30 JUL 2020
Obra em trecho da MG-188 trará mais segurança à população

Os moradores do bairro Primavera e Jardim Serrano, em Paracatu, acompanharam, na manhã de segunda-feira, dia 27 de julho, com expectativa, o ponta pé inicial das obras de readequação da travessia da MG-188. A demanda era algo antigo e irá atender a toda população, sobretudo, àqueles que precisam acessar os dois bairros. Em função do trecho da rodovia ser de responsabilidade do estado, a Secretaria Municipal de Obras teve de buscar uma parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG).

Durante o mês de julho, foram realizadas diversas reuniões entre o DER-MG, a Prefeitura e representante da associação de bairros. Ao município, coube a elaboração do projeto, que foi definido a partir das solicitações dos moradores. A proposta final foi encaminhado ao DER-MG para aprovação.

O presidente da associação de moradores do bairro Primavera, Oronilson Caldas Roquete, esteve em reuniões com a representante do DER-MG e os secretários de obras e transporte, ainda durante o processo de desenvolvimento do projeto. "Como morador do bairro e alguém que vive o problema, fiz algumas sugestões, que foram aceitas. O acesso ao Primavera hoje é improvisado. O problema existe desde a sua criação, e se agravou, nos últimos anos, por conta do crescimento exponencial de moradores. A benfeitoria irá atender outros quatro bairros adjacentes e toda Paracatu", acredita.

O plano prevê a alteração dos locais de travessia da rodovia, dos acessos aos bairros e dos sentidos dos fluxos do tráfego local. Serão implementados tapers de aceleração e desaceleração para entrada e saída da rodovia, a criação de dois pontos de travessia da rodovia, um sentido Jardim Serrano/Primavera e outro sentido Primavera/Jardim Serrano. Haverá mudança de sentido do trânsito local em parte da rua do Jambo e da rua Cajamanga. Serão realizadas, ainda, as instalações de lombadas, tachões, placas, faixas de pedestres em locais específicos.

Segurança no trânsito

De acordo com o engenheiro responsável, Vitor Cardoso, o intuito dessa intervenção é melhorar a circulação no local. "A obra irá reduzir, significativamente, o número de acidentes e os perigos que a via apresenta. Hoje há diversas reclamações dos moradores, pois o ponto de travessia, atualmente, é mal sinalizado e perigoso. Com a conclusão do trabalho, isso irá mudar. A população estará mais segura", garante.

O lavrador Marcos Antônio trabalha próximo ao local e relata as situações de perigo que já viu na pista. "Essa obra é algo muito importante, pois irá melhorar a situação do trânsito, que hoje é muito perigoso. Há, constantemente, engarrafamentos. Já vi a ocorrência de três acidentes aqui perto", diz.

O prefeito Olavo Condé destaca a satisfação em realizar mais uma obra que será um legado para a cidade e a população. "Essa é uma demanda dos moradores locais e saiu do papel em função de uma parceria com o estado. A requalificação do trecho representa, sem sombra de dúvidas, mais segurança às pessoas que trafegam de carro ou a pé pelo local. Ela irá eliminar riscos de vida", afirma.

ASCOM-SEGOV

Prefeitura de Paracatu.

Mais trabalho. Novas realizações.