25 NOV 2016
Município busca soluções para a segurança pública

Na tarde desta quinta-feira, 24 de novembro, o Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Condé, esteve reunido com o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, para tratar de assuntos relacionados à Segurança Pública do município.

Na reunião, que aconteceu na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, também participaram o futuro secretário de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato, que atualmente está à frente da pasta de Indústria, Comércio e Turismo, o Secretário de Planejamento e Gestão, Erasmo Neiva, o Presidente da Câmara Municipal, João Archanjo, além do assessor de relações institucionais da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Prates Teixeira.

No encontro, o Prefeito Municipal fez um relato da atual situação da segurança no município e solicitou o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais para a implementação de medidas eficazes que deem mais segurança para a população da cidade. Entre as propostas, estão o aumento do efetivo, a realização do curso de formação de soldados da PM, e a criação do Colégio Tiradentes no município.

De acordo com o Comandante, o aumento do efetivo está previsto para agosto, quando se encerra a formação de uma turma de 20 soldados em Unaí. Antes disso, em dezembro, cerca de 15 alunos participarão da operação natalina em Paracatu. Com relação ao curso de formação de soldados, o Comandante explicou que será avaliada a possibilidade de inclusão do município já no próximo edital.

Sobre a criação da Escola Tiradentes na cidade, o Comandante explicou que é imprescindível à parceria do município. Segundo ele, a escola é administrada pela Polícia Militar com uma política de ensino de nível elevado, destacada pela orientação e disciplina militar.  Para discutir o assunto será marcada uma reunião com o Coronel Alfredo Veloso, Diretor de Ensino e Assistência Social da PM de Minas Gerais.

Na oportunidade, além das reivindicações apresentadas, o Prefeito Municipal mostrou ao Comandante um ofício protocolado junto a Secretaria de Defesa Social com os seguintes pedidos: melhorar a estrutura operacional de atendimento das Polícias Civil e Militar, readequando o quadro de pessoal e substituindo os oito investigadores afastados por novos polícias. Manter o município nos programas sociais voltados para a prevenção da criminalidade do público juvenil, além de determinar que o Centro de Ressocialização de Menores de Unaí atenda exclusivamente à população dos Municípios do Noroeste, facilitando assim a internação de menores de Paracatu naquela instituição.