10 JAN 2017
Natal Itinerante realiza sonho de crianças do munícipio

Famílias carentes do município tiveram os seus desejos atendidos neste último Natal. Os pedidos foram realizados graças a uma iniciativa de grande sucesso da Secretaria de Governo e vários parceiros, o Natal Itinerante. Entre os dias 12 e 23 de dezembro, a Casa Móvel do Papai Noel passou por diversos bairros da cidade, levando alegria a todas as crianças, que por sua vez, deixaram cartinhas expondo seus desejos.

Muitos pedidos emocionaram os organizadores do projeto que leram todas as cartas. A maior parte pedia cestas básicas, material escolar, roupas e sapatos. Brinquedos simples como bolas e bonecas também foram solicitados pelos pequenos, que em sua maioria encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

Entre as cartinhas, um pedido de uma moradora do bairro Novo Horizonte chamou a atenção. A mãe, que estava grávida de 8 meses, pediu roupa de cama para sua família. “Oi Papai Noel, vim humildemente lhe pedir roupa de cama, pois no momento estou tendo um de cada, me ajude por favor” escreveu. Seu pedido foi atendido por uma servidora pública que se sensibilizou com a história. Além de roupa de cama, a moradora ganhou roupas para o bebê e brinquedos para a sua outra filha de 4 anos.

Ainda no bairro Novo Horizonte, uma criança de 9 anos também teve o seu pedido atendido. Na cartinha direcionada ao Papai Noel, ela pedia um novo colchão, pois o que ela dormia com o seu irmão de 7 anos, tinha molhado com a chuva. Graças a ajuda de voluntários, as crianças receberam duas novas camas e dois colchões, além de material escolar.

Outra família contemplada foi a do bairro Nossa Senhora de Fátima. A criança pediu ao Papai Noel uma bola e uma cesta básica. A pedido dos voluntários, as doações foram entregues pelos CRAS do Bela Vista, do Novo Horizonte e do Paracatuzinho.

Sonho antigo da Prefeitura Municipal de Paracatu

A Casa do Papai Noel Itinerante, era um sonho antigo da administração Olavo Condé. Graças ao empenho de sua idealizadora, a secretária de governo Francy Helle R. Condé Couto, a iniciativa tornou-se realidade em 2016.

A Casa do Papai Noel Itinerante trata-se de uma carreta montada especialmente para percorrer os bairros da cidade. Assim, o projeto pôde levar às famílias, em especial às crianças dos bairros mais carentes de Paracatu, o sonho do Natal Iluminado, que só acontecia na praça Firmina Santana com a Casa do Papai, ação que também foi realizada. O projeto teve apoio de empresas da cidade, em especial a Kinross.

Durante duas semanas do mês de dezembro, das 17h30min às 20h30min, a Casa Móvel do Papai Noel esteve em pontos estratégicos da cidade onde a garotada, além de conhecer e receber um caloroso abraço do Papai Noel, pôde se divertir em brinquedos como pula-pula, balão inflável, escorregador, e deliciar-se com pipoca, balas, pirulitos e bombons.

Em alguns bairros, onde a vulnerabilidade social é mais acentuada, a Prefeitura foi além. Por meio de parcerias com empresas da cidade, foram fornecidas comidas típicas como a galinhada.

Outro grande parceiro foi o Corpo de Bombeiros, que disponibilizou um caminhão do pelotão especialmente para levar o papai Noel aos bairros. Todos os dias o Papai Noel chegava ao destino pré-estabelecido em cima desse caminhão que saia percorrendo várias ruas da cidade com a sirene ligados chamando a atenção de populares por onde passava.

Algo que chamou a atenção foi a receptividade das pessoas nos bairros, principalmente em locais como Paracatuzinho, Bom Pastor, Chapadinha, Alto da Colina, Alto do Açude e  JK. O volume de adultos (idosos, mães, pais) crianças e adolescentes foi significativo. A ideia foi bem aceita e a chegada do Papai Noel se tornou uma atração de emocionar. Em muitos bairros era visível a emoção nos olhares de mães e crianças.

Os monitores, ajudantes do bom velhinho, se revezaram entre cuidar das crianças, fazer e distribuir os saquinhos de pipoca, montar e desmontar a casa itinerante. Outras secretarias abraçaram a causa e também contribuíram.

A segurança foi outro ponto positivo. Em bairros, onde o índice de violência é considerado alto, não foi registrado nenhuma ocorrência, demonstrando assim a viabilidade de dar seguimento a tão importante projeto social.

Para o Natal Itinerante deste ano, a ideia será aprimorada. Procurando atender a mais crianças ampliando o cronograma com início previsto para os primeiros dias do mês de dezembro. As tradicionais cartinhas que são entregues ao Papai Noel poderão ser direcionadas para as escolas de nossa cidade, pois muitas crianças não colocam o endereço nas cartinhas dificultando assim a realização dos pedidos.

Que tal apadrinhar uma cartinha escrita por uma criança para o Papai Noel? Não deixem de participar, no próximo Natal, realizem o sonho de uma criança.