18 JAN 2017
Livro de Oliveira Mello será publicado pela Prefeitura

Com 14 livros lançados sobre o município, Paracatu terá mais uma obra elaborada pelo ilustre escritor Oliveira Mello. Trata-se da segunda edição do livro “Memória Cultural – Uma Antologia Paracatuense”, obra que pode ser a última publicação do autor dedicada à cidade.

Fruto de um extenso e minucioso trabalho de pesquisa, o livro é uma edição revista e ampliada do primeiro Memória Cultural com novos artigos, textos e biografias. Trabalho que pode ser considerado um grande resumo de tudo aquilo que ele fez ao longo de sua trajetória.

Para o autor, a publicação de mais um livro, provavelmente o último sobre a cidade, será a realização de um antigo sonho. “Em reunião com o prefeito municipal Olavo Condé, ficou decidido que será publicada a segunda edição de um livro que eu sonhei em ser o último sobre Paracatu” disse o escritor, que com seus 80 anos de idade revelou não ter mais o mesmo entusiasmo de escrever como antigamente. “Em todo caso será uma alegria muito grande em ver esse livro lançado.

Dividido em dois volumes, o livro aborda, no primeiro volume, textos de autores nascidos ou que moraram em Paracatu. Já o segundo volume traz histórias de autores não nascidos no município, mas que retrataram de alguma forma a história da cidade desde o século XIII até os dias atuais. “A melhor maneira de se conhecer a história completa de uma cidade é coletar as lembranças que cada um tem dela” disse Oliveira Mello.

Para o secretário de cultura, Isac Arruda, a parceria era um desejo antigo da prefeitura e que agora será viabilizado. “A prefeitura fará a aquisição dos direitos autorais da obra e publicará o livro que será disponibilizado à população, através do Arquivo Público, da Biblioteca Municipal e das escolas, para que todos os paracatuenses tenham acesso a esse rico material”.

Para o prefeito Olavo Condé apoiar esse trabalho é não deixar as raízes da história de Paracatu se perder no tempo. "Oliveira Mello fala de Paracatu com muito entusiasmo. É um dos paracatuenses que mais conhece a história de nossa cidade. Merece nosso respeito e nosso incentivo para a publicação de uma obra de tamanha importância".

Na oportunidade, o escritor visitou alguns pontos turísticos da cidade e que tem ligação com a sua história de vida como a Casa de Cultura, local em que estudou durante a infância e o Arquivo Público que guarda grande parte do seu acervo.