20 NOV 2020
Obra trará comodidade e segurança ao Alto do Açude

As obras de extensão da avenida Romualdo Ulhôa Tomba, no bairro Alto do Açude, seguem a todo vapor. E, nem bem terminaram, a comunidade já avalia positivamente o trabalho realizado pela prefeitura de Paracatu. Com uma das pistas quase concluída, o local, que antes era tomado por um matagal, passou a receber, durante o dia, pessoas para a prática de caminhada.

Os moradores relatam que antes da intervenção iniciar, o lugar era tomado por poeira, o que afetava a saúde das crianças, que passavam a desenvolver alergias e sintomas gripais. Outro ponto levantado é que, com a limpeza e retirada do mato, houve uma diminuição dos insetos.

O objetivo do projeto, que prevê a drenagem do terreno e pavimentação asfáltica dos 940 metros do caminho de terra, localizado entre as ruas Presidente Olegário e José Bonifácio, é promover segurança, mobilidade e qualidade de vida para quem reside no bairro.

DIGNIDADE AOS MORADORES. A dona de casa Márcia Gomes Caldas, 37 anos, destes, 8 vividos em uma casa em frente à obra, local que antes sofria com o crescimento desordenado de vegetação, assiste a mudança da paisagem, dia após dia, com entusiasmo.

“Antes, tínhamos que conviver com o mato. E por isso, era comum aparecer, dentro de casa, aranha e escorpião. Há muito anos esperávamos esta obra. É um sonho de todos o moradores daqui”, relata.

A poeira, em época de estiagem, e a lama, durante o período chuvoso, dificultavam a rotina de quem precisava passar pelo local. Mesmo não tendo sido concluída a obra, a poeira amenizou, como relata a também dona de casa Deucirlene José de Farias, 47 anos.

A moradora ainda enumera outros benefícios do projeto. “O asfalto vai trazer mais segurança e facilidade para todos que vivem no bairro, além de deixar o lugar mais limpo. O mato, que havia antes, era local de descarte de lixo, acumulava muita sujeira. A locomoção irá melhorar a vida das pessoas, que antes tinham que dar a volta na rua de cima para ir a outra parte da cidade”.

A satisfação, estampada no rosto, não esconde o orgulho da doméstica em ver a rua em que vive há muitos anos mudar para melhor. “Eu nasci e fui criada aqui. E é onde crio os meus filhos também. Eu amo este lugar”, expõe Deucirlene.

CRONOGRAMA. A previsão de entrega da obra, que também beneficiará os bairros São Domingos e Vista Alegre, é para dezembro deste ano. O trabalho de pavimentação, que se iniciou no dia 28 de setembro, segue em atividade. Cerca de 65% da obra já foi concluída. No total, serão investidos 1,7 milhão de reais.

Prefeitura de Paracatu