18 DEZ 2020
Prefeitura e Sebrae entregam certificados a empresas que participaram do Plano de Retomada

Na manhã de sexta-feira (18), a Prefeitura de Paracatu e o Sebrae entregaram os certificados para as 20 empresas que participaram do Plano de Retomada, através da Capacitação de Gestão Competitiva. O evento, realizado no auditório do Centro Administrativa, sede da Prefeitura, reuniu gestores da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Sebrae e os empresários participantes do programa.

A  crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio o movimento do comércio em todo o país, e em Paracatu não foi diferente. Como forma de amenizar esse impacto na economia local, a Prefeitura contratou o Sebrae Minas em julho passado para desenvolver uma consultoria a fim de socorrer os pequenos e médios empresários da cidade. Foi então traçado um diagnóstico a partir do estudo de cada caso, buscando novas estratégias para a retomada destes negócios.

“Neste momento de pandemia, a parceira da prefeitura com o Sebrae fez muita diferença para o município, pois muitas empresas estavam fechando. É um momento difícil para os empresários, e essa parceria serviu oferecer alternativas e fortalecer esses negócios. Estamos vendo os resultados positivos da atuação do Sebrae, o que reflete na economia do município”, destacou Hélia Rosa, secretária de Planjemento e Desenvolvimento Econômico de Paracatu.

A proposta da consultoria envolveu acompanhamentos presenciais e online para implementação do Programa Gestão Competitiva do Sebrae Minas. Os consultores buscaram remodelar os modelos de negócio, tornando as empresas mais competitivas frente às transformações do mercado.

“Para mim, foi ótimo participar do programa. Eu tinha uma visão diferente, estava assustado, não sabia como ia agir na crise causada pela pandemia. O auxílio do Sebrae foi perfeito, me deu um caminho, abriu minha visão. Aprendi que a gente tem que usar a nossa dificuldade para aprender”, disse Enedino Reis, da Casa de Carnes Ouro Branco.

Para o gerente da regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Marcos Alves a parceria entre a entidade e a Prefeitura é motivo de orgulho. “O Sebrae consegue alcançar o seu propósito de, impulsionando o empreendedorismo, transformar vidas. E foi isso que conseguimos, através da parceria com a Prefeitura de Paracatu, afinal de contas só foi possível por essa parceria, a gente conseguiu trazer um impacto tão grande para a cidade”, disse.

Ascom/ Segov

Mais trabalho, novas realizações