03 FEV 2017
Ação conjunta acolhe pessoas em situação de rua e passagem

Hoje acompanhamos a ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, CREAS, Casa da Acolhida, Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde de Paracatu, para o acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua e passagem na Praça Firmina Santana.

O trabalho, que já é realizado periodicamente pela SEDAS e o CREAS, foi reforçado pelos demais órgãos do Governo Municipal, para garantir que os usuários recebam a atenção necessária e que os problemas gerados pela aglomeração destes usuários nas praças públicas sejam minimizados.

Os usuários foram entrevistados, conscientizados sobre a manutenção da limpeza urbana e encaminhados à Casa da Acolhida, que oferece serviços como repouso, higiene pessoal e alimentação. Os usuários acolhidos estão neste momento sendo acompanhados por um psicólogo da Secretaria de Desenvolvimento e Ação social, na busca de alternativas para cada caso.

Também, os pedestres que passavam pela praça, receberam da equipe orientações sobre como proceder ao serem abordadas por pessoas em situação de rua, em casos como a doação de esmolas e de alimentação.

A Casa da Acolhida, que fica à Rua Pinheiro Chagas, 96, recebe mensalmente subvenção da Prefeitura Municipal para ajudar na manutenção dos custos com as quatro refeições diárias oferecidas aos usuários e manutenção da instituição, com o propósito de oferecer dignidade às pessoas carentes que estão de passagem pelo nosso município.

O diretor da empresa Two Flex Táxi Aéreo Inteligente, Wendel dos Reis Araújo, esteve na manhã da última quarta-feira, dia 9, reunido com o prefeito Olavo Condé, os secretários de Planejamento e Gestão Erasmo Neiva, de Transportes Urbano Men de Sá, de Obras Ildeu Goulart e representantes de empresas, dentre elas a Kinross, a Votorantim Metais e a Dow.  Wendel se mostrou entusiasmado com o aeroporto de Aeroporto Municipal Pedro Rabelo de Sousa, por considerá-lo uma das melhores estruturas para investimentos.

Na oportunidade, foram discutidas chances reais de linhas, tais como Brasília – Paracatu - Belo Horizonte – Paracatu – Brasília com aeronave para atender inicialmente nove passageiros, mais dois tripulantes.  As linhas apresentadas operariam às segundas e sextas (ida e volta). Os representes das empresas garantiram que há demanda na cidade e que o aeroporto municipal tem se estruturado para que tal demanda, tanto de passageiros quanto de aeronaves, seja ao longo do tempo ampliada.

A segurança foi um dos assuntos principais da pauta da reunião. Para tanto, está prevista uma rigorosa auditoria na empresa aérea, visando a averiguação do sistema da Two Flex quanto ao atendimento às exigências de segurança operacional existentes na aviação comercial regular. De acordo com o representante da Two Flex, a empresa possui rigor operacional e uma equipe altamente qualificada. A empresa colocou-se à inteira disposição para os procedimentos de auditoria.

O diretor da INFRACEA, (Estrutura e Controle do Espaço Aéreo), empresa que coordena ações técnicas e operacionais do aeroporto, Coronel Fernando Siqueira, garantiu que muitas das providências no sentido de deixar o aeroporto de Paracatu em condições seguras e confortáveis para os usuários, já foram tomadas pelo município, com a aquisição de equipamentos exigidos pela ANAC, tais como raio X de bagagens, pórtico detector de metais, raquetes de inspeção manual , caminhão de combate a incêndio, entre outros.

O prefeito Olavo Condé afirmou a necessidade de que Paracatu, a exemplo de outras cidades mineiras, se desenvolva no que se refere ao transporte aéreo. Condé se colocou à disposição para ajudar nas próximas etapas, visando a concretização desse importante avanço não apenas para o município, mas também para toda região.

Mais trabalho. Novas Realizações.