15 FEV 2017
Implantação do SAMU regional é tema do CISREUNO

A Assembleia Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO) ocorreu na tarde da última segunda-feira, 13, em Patos de Minas, na sede da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (AMAPAR).

Na oportunidade foram repassadas informações sobre o Processo de Implantação do SAMU Regional na Região Ampliada de Saúde Noroeste, além de realizada a eleição da nova diretoria para o biênio 2017/2018 (Conselho Diretor e Conselho Fiscal) do Consórcio. Também ali definiu-se a necessidade de agendamento de uma data para visita a ser realizada à Secretaria de Estado da Saúde, em Belo Horizonte, para tratar de assinatura de convênio entre o estado e o CISREUNO.

A grande necessidade destacada pelos municípios nos Fóruns Regionais e nas reuniões com diversas lideranças tem sido a implantação do SAMU, mesmo diante das limitações financeiras existentes, uma vez que essa demanda da saúde é urgente e tem deixado municípios, como Patos de Minas, por exemplo, em grande dificuldade para atender à população.

Outra questão levantada durante o encontro foi quanto à morosidade no processo de implantação do SAMU, uma vez que os municípios e o Consórcio já fizeram o que é de responsabilidade dos mesmos, dependendo agora apenas de um posicionamento do Governo de Minas.

ELEIÇÃO DOS CONSELHOS

Ainda na reunião foram eleitos, por aclamação, os membros dos Conselhos Diretor e Fiscal do CISREUNO. Para o Conselho Diretor, foram eleitos os conselheiros: presidente Júlio André de Oliveira, prefeito de Tiros; vice-presidente Olavo Remígio Condé, prefeito de Paracatu; secretário titular Edgar José de Lima, prefeito de Guarda-Mor; secretário suplente Iramaia Maria Cordeiro de Almeida, prefeita de Dom Bosco; e diretor financeiro Geraldo Magela Gomes, prefeito de Natalândia.

Para o Conselho Fiscal, como presidente keny Soares, prefeito de Buritis; vice-presidente Ronaldo Verdadeiro, prefeito de Uruana; secretário geral Paulo Giovani, prefeito de Serra do Salitre; e segundo conselheiro José Alves, prefeito de Lagamar.

A nova diretoria do consórcio se comprometeu a trabalhar para que o SAMU entre em funcionamento ainda este ano.  “A data para a visita dos prefeitos à Secretaria de Estado da Saúde, em Belo Horizonte, será agendada o mais breve possível”, afirmou o presidente eleito, Júlio André, prefeito de Tiros.

O prefeito de Paracatu, Olavo Condé, eleito vice-presidente do CISREUNO, falou da estrutura construída para o funcionamento da sede do SAMU em Paracatu. “Estamos com a sede pronta e prontos para receber o SAMU. Agora precisamos continuar unidos e lutar pela implantação do SAMU, o quanto antes, junto ao governador, para melhorarmos o atendimento à população, afinal somos trinta e três municípios juntos nessa causa”, afirmou Condé.

Mais trabalho. Novas Realizações