15 JUL 2022
9ª edição do Festival do Patrimônio potencializa cena cultural de Paracatu

9ª edição do Festival do Patrimônio potencializa cena cultural de Paracatu

Confira o resultado final da etapa gastronômica e também do Festival Nacional de Música Brasileira

O 9º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu chegou ao fim neste domingo (10/7) deixando saudade e um gostinho de quero mais naqueles que marcaram presença.  Foram seis dias de muita música, cultura e degustação da cozinha mineira. Considerado o maior evento cultural do Noroeste de Minas Gerais, o encontro, que conta com o apoio do Sebrae Minas, reuniu mais de 40 mil pessoas no Largo do Rosário e em outros pontos da cidade, fortalecendo a efervescente cena cultural da cidade.
Entre as 50 atividades e atrações do evento, destaque para o concerto da Orquestra Ouro Preto, com a participação do cantor Diogo Nogueira, que interpretou clássicos do samba e da MPB, além do projeto Sesc Minas ao Luar, com o show da cantora sertaneja Bruna Viola. As apresentações atraíram paracatuenses e turistas ao centro histórico da cidade.
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Leonardo Barros, a edição deste ano superou todas as expectativas. “Depois de dois anos sem a realização do evento presencial, tivemos um Festival com muitas atrações e engajamento do público, que prestigiou a nossa cultura”, destaca.
Nas noites de sexta-feira (8/7) e sábado (9/7), as atenções se voltaram para o 17º Festival Nacional de Música Brasileira, com a apresentação de 18 canções compostas por artistas de dez estados do país. Com R$ 25 mil em prêmios, o concurso musical teve cerca de 200 músicas inscritas. O grande vencedor desta edição foi o mineiro de Montes Claros Ronaldo Tobias, com ‘O Vendedor de Pipas’. Ele faturou os prêmios de melhor música e também o de melhor intérprete. (Veja a classificação final abaixo)
Gastronomia
Com a participação de 21 restaurantes e similares, os vencedores da Cozinha Mineira Paracatuense - etapa gastronômica do 9º Festival Cultural -, também foram divulgados na noite de sábado. Bella Carne, Pizzaria Bela Massa e Hamburgueria do Sherife levaram os principais prêmios. Ao todo foram distribuídos R$ 40 mil em premiação. (Confira todos os ganhadores abaixo).
Na avaliação da analista do Sebrae Minas Patrícia Rezende, além de potencializar a diversidade cultural da cidade, o evento conseguiu valorizar o trabalho desenvolvido pelas empresas participantes. “O Festival Cultural pode ser comparado a um grande guarda-chuva que abraça todo o patrimônio material e imaterial do município, e embala como um produto turístico. Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento”.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz, agradece o apoio e a confiança dos parceiros, e reforça a expectativa para 2023. “O festival consolida o potencial histórico, gastronômico e cultural de Paracatu na região. Já estamos planejando um evento ainda maior no próximo ano, visto que é um atrativo turístico gerador de emprego e renda para o nosso povo”.
O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu é organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura de Paracatu e Sebrae Minas, e conta com o patrocínio da Kinross, Nexa, Sicoob Credigerais, Campo, Unimed, Unicred, Coopervap, Bayer, e diversos outros parceiros locais.

17º FESTIVAL NACIONAL DE MÚSICA BRASILEIRA
1 – O Vendedor de pipas - Ronaldo Tobias (Montes Claros-MG)
2 - Sertão Só - Einsten Solles (Paracatu-MG)
3 - Luar Acot - Max Nascimento (Belo Horizonte-MG)
4 - Cê num tá só - Felipe Casimiro e Jessica Stafanis (Londrina-PR)
5 - A mais perfeito das artes - Zebeto Corrêa (Taquaraçu de Minas-MG)
6 - Fonte do Ser – Mauritu (Paracatu-MG)
Melhor Letra: Lastro – Geslaney Oliveira (Vitória da Conquista-BA)
Melhor Intérprete: Vendedor de pipas - Ronaldo Tobias (Montes Claros-MG)
Melhor Música pelo Público: Sertão Só - Einsten Solles (Paracatu-MG)

COZINHA MINEIRA PARACATUENSE
3 - Ponto do Açaí Hamburgueria e Creperia
4 - Alfredo Burguer

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Texto feito por Henrique Ulhôa e Flávia Ferraz.