21 MAR 2023
ABERTAS AS INSCRIÇÕES DA 2ª ETAPA DO CIRCUITO DE XADREZ
CIRCUITO MUNICIPAL DE XADREZ RÁPIDO 2023

REGULAMENTO

O Circuito Municipal de Xadrez Rápido 2023 tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do Xadrez na cidade de Paracatu/MG, possibilitar o intercâmbio entre os enxadristas da região, movimentar o rating Rápido da Federação Mineira de Xadrez.

O Circuito será composto de 5 (cinco) etapas iniciando-se no mês de fevereiro de 2023 e demais etapas conforme cronograma abaixo:

DATAS:
1ª ETAPA – 12/02/2023 (DOMINGO)
2ª ETAPA – 02/04/2023 (DOMINGO)
3ª ETAPA – 04/06/2023 (DOMINGO)
4ª ETAPA – 06/08/2023 (DOMINGO)
5ª ETAPA – 19/11/2023 (DOMINGO)

Observação: estas datas poderão ser alteradas, a critério da organização do evento ou devido a motivo de força maior. Haverá, contudo, comunicação prévia caso isso aconteça.

LOCAL ETAPA 2 - 02/04/2023
SESC PARACATU
Rua Euridamas Avelino de Barros, 347 – Lavrado - Paracatu/MG

HORÁRIO:
08:30 - Congresso Técnico e Emparceiramentos
09:00 – Inicio da Primeira Rodada
Demais rodadas imediatamente ao término da rodada anterior

INCRIÇÃO GRATUITA:
Serão aceitas inscrições realizadas até o dia 31/03/2023 às 14:00.
A inscrição deve ser feita unicamente através do link oficial do formulário de inscrição do torneio disponível em: https://forms.gle/CgaKCZNDmz8NV8WW6

Ao realizar inscrição para participar do torneio fica implícita a aceitação deste regulamento, inclusive utilização do direito de imagem das fotografias e vídeos eventualmente produzidos para divulgação de resultados.

REALIZAÇÃO:
SEME - Secretaria Municipal de Esportes

APOIO:

ARBITRAGEM:
Árbitro Principal: Leandro Silva Marques
Árbitro Auxiliar: Felipe Fernandes Viana Coimbra

SISTEMA DE DISPUTA:
Suíço em 5 cinco rodadas para cada etapa. Podendo ser acrescentadas mais rodadas de acordo com o número de participantes total.

RITMO DE JOGO:
Relógio digital: 15’ 5” (bônus);
Relógio analógico: 20’ nocaute;

O relógio digital, programado com bônus, terá preferência sobre qualquer outro tipo de relógio analógico ou mesmo digital que não possua bônus (modo Fischer).

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
Milésimos Medianos;
Milésimos Totais;
Sonneborn-Berger;
Armagedon (5’x4’);

RATING:
O torneio será válido para o rating de xadrez rápido da Federação Mineira de Xadrez (FMX). As partidas não jogadas (bye ou WO) não valerão rating. O participante, ao ingressar no torneio, receberá, automaticamente, um número identificador da FMX, caso ainda não o tenha.

CIRCUITO:
O circuito é composto de 5 etapas e para efeito de pontuação considera-se o número de pontos conquistados em cada etapa.
Será descartada a pior pontuação de um competidor no decorrer das 5 etapas. A ausência em qualquer uma das etapas será considerada pontuação valida no total de 0 (zero) pontos e entra no critério de eliminação de pior resultado. Isto permite ao jogador faltar até uma rodada sem afetar a pontuação geral, salvo no critério de desempate.
A definição da classificação de cada categoria será definida com a somatória de pontos das 5 etapas e descarte do pior resultado.
Em caso de empate ao final do circuito - em qualquer uma das categorias – será considerado Confronto Direto como primeiro critério de desempate. Persistindo empate será serão somados os pontos integrais de cada etapa, sem descarte, para efeito de desempate. Permanecendo o empate será disputada uma partida de Armagedon (5’x4’);

PREMIAÇÃO:

Para efeito de esclarecimento a CATEGORIA GERAL compreende mulheres e homens com idade acima de 13 anos.

Para definição da categoria do jogador leva-se em consideração a idade que o mesmo fez ou fará no ano de 2023. Exemplo: jogador tem 12 anos mas fará 13 anos até o final do circuito, então ele estará na categoria sub 18 e não na sub12.

Premiações para cada etapa:
- Medalhas para Primeiro, Segundo e Terceiro Lugar, nas categorias SUB-12, SUB-18, Feminino e Geral.

Premiações para os Campeões do Circuito após as 5 etapas:
- Troféus para Primeiro e Segundo lugar, nas categorias SUB-12, SUB-18, Feminino e Geral.
- Medalhas para o terceiro ao décimo colocado na Categoria Geral.
- Premiação em dinheiro totalizando R$ 5.000,00 (cinco mil reais) divididos conforme tabela abaixo:

CATEGORIA GERAL:
PRIMEIRO - 1.500,00
SEGUNDO - 1.000,00
TERCEIRO - 700,00
QUARTO - 350,00
QUINTO - 250,00
SEXTO - 150,00
SÉTIMO - 150,00

CATEGORIA FEMININA:

CATEGORIA SUB-18:

CATEGORIA SUB-12:
SEGUNDO - 100,00

Não haverá - em nenhuma hipótese - acumulação de premiação por parte de apenas um jogador. No caso de o jogador ser vencedor em mais de uma categoria este terá direito apenas à premiação de valor mais alto, sendo a outra dada ao (s) jogador (es) com melhor classificação subsequente.

OUTROS:
Caso jogador chegar atrasado após o início da primeira rodada só poderá ser emparceirado para a rodada seguinte à sua chegada.
Terá 0,5 de bye ausente o jogador que não participar da primeira rodada e que se faça presente ao torneio. Somente será concedido 0,5 ponto na primeira rodada. Da segunda rodada em diante não haverá pontuação de bye ausente.