19 ABR 2023
ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A COZINHA MINEIRA PARACATUENSE 2023

Etapa gastronômica do 10º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu será realizada de 1º a 30 de junho; Inscrições vão até dia 5 de maio

Está disponível o edital da Cozinha Mineira Paracatuense, a etapa gastronômica do 10º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu. Restaurantes e similares interessados em participar do maior evento cultural do noroeste de Minas podem se inscrever de 19 de abril a 5 de maio. O material está disponível no site da Prefeitura. O tour gastronômico será realizado de 1º a 30 de junho.
Neste ano, o prato a ser apresentado deverá conter em sua receita ao menos um ingrediente típico da região, entre: Carne Suína, Queijo, Rapadura e Abóbora Cabotiá. Assim como na edição do ano passado, serão avaliados os melhores pratos e os melhores atendimentos. A premiação total chega a R$ 40 mil e o valor da inscrição por estabelecimento é de R$ 600,00. Confira outras novidades do concurso culinário em 2023:
•          O evento contará com número máximo de inscrições de 25 estabelecimentos. Sendo preenchidas as vagas, as inscrições serão encerradas;
•          Todos os restaurantes participantes do Tour Gastronômico deverão participar da Estação Cozinha Mineira Paracatuense, na Praça do Rosário, de 5 a 9 de julho;
•          Somente após a consultoria do chef de cozinha contratado pela organização, é que o estabelecimento poderá definir a categoria do seu prato entre restaurantes e similares (Bares, Cafeteria, Hamburgueria, Pastelaria, Pizzaria, Lanches em geral);
•          Os pratos ofertados aos clientes na categoria similares deverão ter preço máximo de R$ 50,00;
•          Já os pratos ofertados aos clientes no segmento restaurantes deverão ter preço máximo de R$ 100,00;
•          A Etapa da Cozinha Mineira Paracatuense terá dois grupos de avaliadores. Um será composto pelo público em geral e o outro por um júri técnico.
Festival do Patrimônio Cultural
Organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura de Paracatu e Sebrae Minas, e com o apoio de diversas empresas parceiras, o Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu potencializa e fortalece a cena cultural e gastronômica da cidade.
Parte da programação do Festival Cultural, a Cozinha Mineira Paracatuense valoriza os saberes culinários do município, estimula a economia criativa e incentiva os diversos atores da cadeia produtiva. Na última edição, a etapa gastronômica teve a participação de 21 restaurantes e similares. Mais de 8 mil pratos foram vendidos no período.
Serviço:
Cozinha Mineira Paracatuense 2023