O dia 29 de junho de 2022, seguramente, estará marcado na saúde de Paracatu como um dos mais importantes de toda a nossa história. Prometida por décadas por inúmeros prefeitos, foi no dia 29 de junho de 2022, que a angústia de mães e pais paracatuenses chegou ao fim, com a UTI neonatal de Paracatu entrando em pleno funcionamento.
Muito se falou durante todos esses anos: Paracatu precisa de uma UTI neonatal. Não era tarefa fácil. Os custos eram altos, o projeto dependia de um bom controle do caixa da Prefeitura de modo a viabilizar o custeio de equipamentos e profissionais. Em um ano de funcionamento, a UTI neonatal pôs fim à eterna romaria de prefeitos ao telefone implorando por uma vaga a outro prefeito para salvar a vida de um bebê paracatuense.
Neste um ano, exatamente 99 bebês em situação crítica foram recebidos pela UTI neonatal. Destes, apenas sete, infelizmente, vieram a óbito. Por outro lado, 92 foram salvos e hoje estão com seus pais levando uma vida saudável. Não apenas recém-nascidos de Paracatu foram atendidos e salvos na neonatal, pacientes de várias outras cidades, como Patos de Minas e cidades da região Noroeste também foram tratados aqui em Paracatu.
Recentemente, a UTI neonatal de nossa cidade foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, o que acopla grandes vantagens. Com esse reconhecimento, jamais alguém poderá desativar a nossa UTI neonatal, além de receber aportes de mais de R$ 1 milhão para custear o seu funcionamento. A UTI neonatal ainda é bem jovem, mas terá vida longa em nossa cidade.