20 SET 2023
HOSPITAL MUNICIPAL DE PARACATU INAUGURA SERVIÇO REVOLUCIONÁRIO
A UTI Neonatal Neurológica Digital, também conhecida como UTI NEON, foi inaugurada, no dia 20 de setembro, em Paracatu, e se trata de uma Unidade de Terapia Intensiva de tecnologia avançada, para cuidar dos recém nascidos que necessitam de cuidados intensivos. O objetivo é reduzir, significativamente, os riscos de lesões neurológicas permanentes, garantindo um futuro mais saudável para os bebês.
A UTI NEON utiliza tecnologia de monitoramento remoto de última geração, permitindo que a equipe de profissionais monitore constantemente os sinais vitais e cerebrais dos bebês, mesmo à distância.
No tratamento, são usados métodos como vídeo eletroencefalograma de amplitude integrada, near infrared spectroscopy (NIRS) e controle térmico com colchão automatizado, oferecendo um acompanhamento mais eficaz e preciso.
Dentro da UTI do Hospital Municipal, também foram implementadas ferramentas de realidade virtual e mista, possibilitando avaliação clínica e neurológica à beira-leito, de uma forma mais clara, homogênea e precisa. Agora, os profissionais têm acesso a suporte remoto em tempo real, o que permite que tomem decisões com base em informações atualizadas e imediatas.
O serviço, geralmente encontrado somente em países de primeiro mundo e em UTIs particulares de alto padrão, é um marco importante para Paracatu, pois o tratamento é acessível a todos, sendo a primeira UTI neonatal pública, 100% oferecida pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.
Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM