30 NOV 2023
SAÚDE
PARACATU TERÁ A 1ª CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE, COM ATENDIMENTOS GRATUITOS
No dia 2 de dezembro, o Centro de Especialidades Médicas – CEM – vai realizar a 1ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, com atendimentos totalmente gratuitos e que vai atender 150 pessoas.

A doutora Laura Mariano, médica dermatologista do CEM, explicou que o câncer de pele é o mais comum no Brasil, e que nos últimos 10 anos, o SUS diagnosticou cerca de 300 mil casos. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, tomou a iniciativa de desenvolver a campanha para diagnósticos precoces das lesões.

A campanha será durante o dia 2 de dezembro, onde o paciente será encaminhado para uma consulta de avaliação da pele, e caso ele apresente alguma suspeita da doença, será direcionado para realizar uma biópsia.

Ainda de acordo com a médica, o maior fator de risco pra o desenvolvimento do câncer de pele é a exposição solar ao longo da vida, principalmente em relação a pessoas de pele e olhos claros, pessoas que já tiveram um diagnóstico alguma vez, pessoas com parentes de primeiro grau que tenham/tiveram a doença.

A doutora Laura explica que o câncer de pele não gera lesão e nem dor, e que caso isso aconteça, é preciso dar uma maior relevância pro caso. Ela ainda enfatiza que não é comum surgirem novas pintas, e muito menos que elas cresçam, quando se trata de um adulto, então toda lesão que está em crescimento, precisa ser avaliada.

Algumas lesões, que estão no início do processo, serem possíveis tratar com quimioterápicos tópicos, como pomadas e cremes. Porém, os tratamentos do câncer de pele, são, em sua maioria, cirúrgicos e em cerca de 90%, quando se tem uma lesão pequena, é curativo.

Quanto mais cedo se descobre o câncer de pele, maior é a chance de cura, e por isso, a campanha acontecerá no dia 2 de dezembro, de 09:00 às 15:00, com atendimentos totalmente gratuitos.

É preciso ficar alerta e prevenir.

Autor: Raquel Caldas Oliveira - ASCOM