24 AGO 2017
Conselho Rural sustentável de Paracatu é empossado

O Prefeito Municipal, Olavo Remígio Condé, deu posse aos novos conselheiros titulares e suplentes que passam a compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Paracatu (CMDRS). O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24 de agosto.

A cerimônia foi realizada na Fundação Municipal Casa de Cultura e contou com a presença do vice-prefeito de Paracatu, Adelson Cunha, do Secretário Municipal de Agricultura, Alberto Mendes Costa, do Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Paracatu (CMDRS), Otacílio Cândido Pereira, dos vereadores, Edivar Pacheco de Andrade e Joeli Barbosa de Brito, imprensa, além dos novos conselheiros.

O CMDRS é um órgão responsável por assessorar a gestão da política municipal de desenvolvimento rural, criado pela Lei Municipal nº 2498/2004. O conselho é composto por várias entidades, além de organizações que representam a sociedade civil, com mandato de dois anos.

Entre as atribuições do conselho estão: propor diretrizes para a política agrícola municipal; colaborar nos estudos do planejamento, planos e programas de expansão e desenvolvimento rural sustentável do município; estudar, definir e propor normas técnicas legais e procedimentos visando o desenvolvimento rural sustentável do município; atender os produtores em situação de emergência, fornecer informações e subsídios técnicos relativos ao desenvolvimento rural sustentável; manter intercâmbio com entidades públicas e privadas vinculadas à assistência técnica, extensão rural, pesquisa de ensino, produção, comercialização, armazenamento e industrialização, visando à integração efetiva dos vários segmentos do setor agrícola; entre outros.

Durante a cerimônia, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Paracatu (CMDRS), Otacílio Cândido Pereira, destacou a união entre o poder público e a sociedade em buscar ferramentas para alavancar a agricultura familiar no município. Segundo o Presidente do Conselho, para que isso aconteça é necessária a criação de um plano municipal de desenvolvimento com foco na agricultura familiar. “Teremos um grande desafio, mas com a união de todos vamos fazer a diferença”, finalizou.

O Secretário Municipal de Agricultura, Alberto Mendes Costa, ressaltou que a secretaria é a maior parceira do Conselho e estará presente em todas as novas ações do órgão. “Vamos dar todo o apoio possível. A nossa intenção é garantir novas políticas municipais para o desenvolvimento rural”.

Em seu discurso o Vice-prefeito, Adelson Cunha, parabenizou o Secretário de Agricultura, Alberto Mendes Costa pelo trabalho desenvolvido pela secretaria em prol dos produtores rurais e destacou a reeleição do Presidente do Conselho, Otacílio Cândido Pereira, como positiva para os próximos dois anos. “Vamos colher bons frutos com esta parceria e a nossa administração vai dar total suporte, para juntos criarmos ações efetivas para o desenvolvimento do homem do campo”.

Durante a cerimônia, o Prefeito Municipal, Olavo Remígio Condé, agradeceu todas as entidades e os vários segmentos da sociedade civil presentes, desejando um bom trabalho para os novos conselheiros. “Vocês terão uma grande responsabilidade, pois o Conselho norteia todas as demandas que serão direcionadas para a agricultura em nosso município”. Olavo Condé ressaltou ainda que as associações rurais precisam trabalhar mais próximas ao Conselho. “Os produtores devem procurar mais a sua associação, os conselheiros, muita coisa pode ser resolvida com menos burocracia”, concluiu.

A mesa diretora eleita para o biênio 2017/2019 ficou composta pelos seguintes membros: Presidente: Otacílio Cândido Pereira (Representante da COOPERVAP) Vice-Presidente: Joaquim Carlos Mendes dos Santos (Representante da Cáriatas Diocesana de Paracatu) Secretário Executivo: Carlos Henrique da Silva (Representante da EMATER-MG).

Confira a lista dos novos conselheiros:

TITULAR: DEUSDETE SOARES SANTANA

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PARACATU

TITULAR: EVANDRO DOS REIS BRANDÃO

SUPLENTE: ELIENE APARECIDA R. DA SILVA

Mais Trabalho. Novas Realizações.