O Prefeito Municipal, Olavo Remígio Condé, deu posse às novas conselheiras titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paracatu (CMDM). O ato aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, na Fundação Municipal Casa de Cultura.
A cerimônia contou com as presenças do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Isac Arruda, da Secretária de Assistência Social, Ana Amélia de Melo Medeiros, da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sidileia Almeida, da Promotora de Justiça, Dra. Maria Constância Martins da Costa, do Comandante do 45° BPM de Paracatu, Tenente coronel Salustiano Michalick Vasconcelos, representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Antônio, e das novas conselheiras.
O CMDM é um órgão vinculado a Administração através da Secretaria Municipal de Governo criado há quase 20 anos. O Conselho tem como objetivo formular políticas públicas e coordenar as ações do governo, visando eliminar as discriminações de gênero e políticas econômicas e culturais justas. Sua composição é renovada a cada dois anos, com a responsabilidade de receber, examinar e encaminhar denúncias relativas à discriminação de gênero em todas os setores da sociedade, e solicitar providências aos órgãos competentes.
A Secretária Municipal de Governo, Francy Helle Remígio Condé, que também é conselheira e cuja a secretaria o conselho está diretamente ligado, não pôde estar presente, mas enviou rosas para todas as conselheiras e uma carta de incentivo e compromisso com o conselho. “Este não é um conselho somente de integração e mobilização local. É um conselho de luta. Uma luta global, histórica e contínua que amplifica as vozes de mais de 3 bilhões de mulheres em todo o mundo. Venho novamente me comprometer com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que sempre teve e sempre terá todo o meu empenho pessoal e o suporte da Secretaria Municipal de Governo e seus servidores. Deixo aqui minha mensagem para que não nos acomodemos. Façamos deste conselho um grupo de resistência, pela manutenção dos direitos conquistados e pela busca de tantos outros ainda necessários. Façamos história, para salvar e valorizar a vida das mulheres de Paracatu, do Brasil e do mundo.
Durante a solenidade de posse, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Isac Arruda, destacou o papel do Conselho em garantir os direitos de todas as mulheres do nosso município. “Parabenizo todas as conselheiras pelo papel de grande relevância na sociedade. Vocês são o exemplo de garra e força para todas as mulheres paracatuenses”.
A Secretária de Assistência Social, Ana Amélia de Melo Medeiros, que integra o conselho, agradeceu o apoio e o empenho de todas as conselheiras. “Hoje, estamos muito bem representadas. Estou feliz em ver este auditório tão cheio. Nossa luta é diária e nossas conquistas são lentas, por isso a nossa união é tão importante”.
Bastante emocionada a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sidileia Almeida, ressaltou a sua trajetória no conselho. “Em 2015 fui indicada pela OAB, desde então passei a lutar com todas as conselheiras pelos nossos direitos. O conselho mudou todos os meus conceitos. Quero agradecer também todas as conselheiras que se despedem e as que engajam agora, em especial a nossa vice-presidente Elisângela Mesquita da Silva e a Secretária de Governo, Francy Helle Remígio Condé, que sempre apoia todos os projetos do conselho”.
A Promotora de Justiça, Dra. Maria Constância Martins da Costa, disse durante discurso que o Ministério Público está a disposição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e alertou que a violência contra as mulheres em Paracatu aumentou nos últimos meses. “Vamos unir e lutar pelos direitos de todas as mulheres e vamos lutar contra essa violência”.
Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé elogiou o compromisso e o empenho de todas as conselheiras. “Nunca vi este auditório tão cheio para uma posse de conselho. Isto nos traz orgulho e a certeza da eficácia do trabalho já realizado pelas conselheiras que se despedem e a certeza de que este trabalho terá continuidade. Desejo sucesso para todas vocês”.
Durante a solenidade, o público presente conferiu também a apresentação musical da instrutora de canto e coral da Fundação Municipal Casa de Cultura, Gledes Ludimila. E foi votada a mesa diretora composta pelos seguintes membros: Presidente, Sidileia Almeida, Vice-presidente, Elisângela Mesquita da Silva, 1ª Secretária, Gislene André e como 2ª Secretária: Valéria de Fátima Sousa.
Confira a lista das novas conselheiras:
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO
I. Secretaria Municipal de Governo
Membro titular: FrancyHelle Remígio Condé
Membro Suplente: Fabiana Marques da Silva
II. Secretaria Municipal de Ação Social
Membro titular: Ana Amélia de Melo Medeiros
Membro Suplente: Cilze Meire Oliveira Melo
III. Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Membro titular: Elisângela Mesquita da Silva
Membro Suplente: Graciele Mendes de Souza
IV. Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Membro titular: Mirian da Silva Moreira
Membro Suplente: Sudenir Machado
V. Secretaria Municipal de Educação
Membro titular: Myriam de Oliveira Melo Mouro
Membro Suplente: Joelma Queiroz Teles
VI. Secretaria Municipal de Saúde
Membro titular: Carmen Lúcia Queiroz
Membro Suplente: Tamara Gabriela Ferreira Alves
VII. Poder Legislativo
Membro titular: Patrícia Ferreira Soares Mendes
Membro Suplente: Joana Egídio Furtado
VIII. Superintendência Regional de Ensino
Membro titular: Núbia Aparecida Machado André
Membro Suplente: Lucimeire Alves Oliveira
IX. Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Membro titular: Shirley Aparecida de Oliveira Melo
Membro Suplente: Susane Aparecida Sabino
X. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais
Membro titular: Cb. Patricia Caldas
Membro Suplente: Sgt. Jaqueline Guimarães Cardoso
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
I. Fundação Conscienciarte
Membro titular: Tatiane Oliveira Silva Santos
Membro Suplente: Claudiene Pereira de Souza
II. Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais - FETAEMG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paracatu
Membro titular: Adeilsa Maria Bonfim
Membro Suplente: Maria de Fátima Teodoro Ferreira
III. Fórum Lixo e Cidadania
Membro titular: Gislene José Luiz André
Membro Suplente: Kênia Dias Barros
IV. Instituições de Ensino Superior e/ou Tecnológico
Membro titular: Valéria de Fátima Sousa
Membro Suplente: Janice Queiroz de Pinho Gonçalves
V. Caritas Diocesana de Paracatu
Membro titular: Liliane Souza Marinho Ribeiro
Membro Suplente: Karen Cristina Siqueira Assunção
VI. Clubes de Serviço - (Rotary, Lions Club, Maçonaria, etc...)
Membro titular: Tâmara Guimarães de Oliveira
Membro Suplente: Sônia Pires de Oliveira
VII. Associação Comercial e Empresarial de Paracatu
Membro titular: Marina de Fátima Simões Cunha
Membro Suplente: Valéria de Oliveira Silva
VIII. OAB – Ordem dos Advogados do Brasil
Membro titular: Sidiléia Aparecida de Jesus Almeida
Membro Suplente: Cybelle Cardoso Alvez
IX. Associações/ entidades de Proteção da Identidade Quilombola
Membro titular: Irene dos Reis de Oliveira
Membro Suplente: Efigênia Costa Pinheiro
X. Sistema “S” – (SESI, SESC, SENAI, SENAC, SEBRAE, etc...)
Membro titular: Solange Maria Maciel Biulchi
Membro Suplente: Rosely Maria Soares Vaz
ASCOM/SEGOV
Prefeitura Municipal de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações.