31 AGO 2017
Encerramento da Mostra Quintais & Quitandas

Paracatu será a capital das quitandas nos dias 7, 8 e 9 de setembro, durante a 1ª Mostra dos Quintais & Quitandas da cidade, um projeto de valorização da culinária tradicional local. Nos três dias de evento o público poderá participar de várias atividades ligadas à gastronomia paracatuense, com palestras, cozinha show, oficinas técnicas, homenagens às mestras e quitandeiras do município e também atrações musicais. (Veja programação abaixo)

A Mostra é uma incentiva da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo e também da EMATER e tem o objetivo de valorizar e apresentar as vocações gastronômicas e alimentícias tradicionais do município, como instrumento de divulgação e fortalecimento do turismo local, preparadas pelas mestras e quitandeiras da cidade.

O projeto Quintais e Quitandas de Paracatu é uma realização do renomado chef e pesquisador gastronômico, Eduardo Avelar, uma das principais referências da culinária mineira contemporânea. Para ele, é fundamental que os moradores valorizarem os ingredientes locais. “Temos que enxergar a cozinha que está no nosso quintal de forma mais contemporânea. Ousar mais nos pratos, usar coisas novas, trabalhar técnicas modernas, mas mantendo sempre a essência da cozinha de casa, a cozinha de história, a cozinha da infância”.

Um pouco do que será o evento pôde ser apreciado nos dias 22 de julho e 19 de agosto, com a realização da Feirinha dos Quintais e Quitandas, que foi um grande sucesso de público. Já a 1ª Mostra dos Quintais & Quitandas promete ser uma comemoração de comidas e tradições. É um marco na identidade gastronômica de Paracatu.

Mais Trabalho. Novas Realizações.