04 SET 2017
Prefeitura realiza capacitação para a ID JOVEM.

Nesta segunda, 04 de setembro, a Prefeitura Municipal de Paracatu através da Secretaria Municipal de Governo com o apoio das demais Secretarias Municipais em parceria com a Secretaria de Governo da Presidência da República através da Secretaria Nacional da Juventude, realizam a capacitação de servidores dos aparelhos municipais e organizações jovens para o ID JOVEM. A administração recebeu hoje a consultora da UNESCO, Sumayra de Oliveira Silva, para introdução do programa na cidade.

O programa dá direito a duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto em viagens interestaduais por ônibus, trem, comboio ou navio (com o limite de uma passagem por semana); meia entrada em cinema; meia-entrada em teatro; meia entrada em shows e meia entrada em eventos esportivos. O Programa ainda dá direito a inscrição gratuita no ENEM e há uma previsão de que ainda nesta semana, um decreto passe a permitir que todos os portadores da Identidade Jovem, tenham direito a inscrição grautita em qualquer concurso público. Para ter direito ao ID Jovem é preciso ter idade entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e ter o NIS - Número de Identificação Social (ter cadastro único atualizado). O Programa tem base na Lei 12.852/2013 (Estatuto da Juventude), na Lei 12.933/2015 e no Decreto 8.537/2015. Segundo dados do cadastro único do município, mais de 5.000 jovens já estão aptos a obter sua ID JOVEM garantindo inúmeros benefícios.

Se você se encaixa no perfil e não tem o NIS, você deve se dirigir a um dos três Centros de Referência da Assistência Social da Prefeitura de Paracatu (CRAS Bela Vista, CRAS Novo Horizonte e CRAS Paracatuzinho) levando seus documentos de identificação. Se você já tem o NIS, mas não sabe o número, você consegue descobrir apenas informando alguns dados no site da caixa ou no próprio aplicativo do ID Jovem. Se você fez sua atualização cadastral a menos de 24 meses e está com seus documentos em mãos, pode gerar sua identidade jovem agora mesmo pelo aplicativo ID JOVEM, disponível na app store e na play store ou mesmo pelo computador no site da caixa econômica federal, clicando AQUI.

Quando gerar sua Identidade Jovem, não se esqueça de salvar a página da identidade, pois você não poderá gerá-la muitas vezes e sua validade é de três meses, renováveis até o fim limite da faixa etária ou mudança da faixa de renda.

Clicando AQUI, você poderá visualizar o manual de capacitação do ID Jovem, que mostra o passo a passo para se cadastrar. No site da Caixa Econômica Federal, você também terá acesso a todas as informações e para acesso e cadastramento no programa.