05 SET 2017
COMSEG se reúne com Comissão de Segurança Pública

O Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEG), vinculado à Prefeitura Municipal de Paracatu através da Secretaria de Segurança Pública, realizou no dia 29 de agosto uma reunião junto à Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal.

O presidente do COMSEG e Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato, apresentou assuntos relevantes como o projeto de criação do Gabinete de Gestão Integrada em Paracatu que será mais um passo para levar a segurança para a população, já que no GGI os órgãos atuarão de forma integrada para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Sistema Prisional, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, COMSEG, Executivo e Legislativo.

Além disso, os municípios que estiverem com o GGI implantado, demonstrando que estão preocupados com o setor, serão priorizados com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Outro assunto importante citado pelo presidente do Conselho é a ampliação do Sistema de Monitoramento “Olho Vivo”. O presidente apresentou o modelo da cidade vizinha de Vazante onde a sociedade e poder judiciário realizaram campanhas e conseguiram recursos para implantação de 11 câmeras de monitoramento pela cidade. Em Paracatu existem 16 câmeras instaladas atualmente e já existe a necessidade de expansão do sistema.

“A tendência é buscar a sociedade para participar. É importante que cada cidadão entenda sua responsabilidade e contribua para uma cidade melhor. Podemos analisar uma proposta semelhante à de Vazante para ampliação do Sistema Olho Vivo, porém, o município (Prefeitura Municipal) continuará fazendo a manutenção das câmeras e arcando com os funcionários que as monitoram como já acontece hoje”, enfatizou o Coronel Renato.

A Rede de Vizinhos Protegidos foi outro tema abordado que necessita da participação da sociedade para seu sucesso. Nas redes, cada participante se torna uma espécie de “olho vivo móvel” que protege cada vizinho.

A criação da Guarda Municipal também foi abordada na reunião e os vereadores da Comissão disseram estar otimistas com a implantação do órgão por entenderem que a Guarda Municipal irá desafogar a Polícia Militar e auxiliar na melhoria do trânsito da cidade, além de preservar o patrimônio público e fortalecer a segurança em escolas e comércios.

“Paracatu nunca esteve tão bem servida de profissionais nas Polícias Militar e Civil com apoio também de órgãos como o Ministério Público. Muito já tem melhorado e os números estão favoráveis. Esses projetos são importantes para fortalecer a segurança e levar a sonhada paz ao povo paracatuense”, finalizou o presidente do COMSEG.

Mais Trabalho. Novas Realizações.