15 SET 2017
Conferência debate políticas sobre drogas na juventude

A Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, apoiou nesta sexta feira, 15 de setembro, a I Conferência Regional de Políticas sobre drogas na juventude.

O encontro foi realizado no auditório da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e contou com as presenças de representantes do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Civil de Paracatu, representantes do Governo Estadual, vereadores do município e de Bonfinópolis, além do presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) também de Bonfinópolis.

Na abertura do evento, a vereadora Marli Ribeiro ministrou uma palestra destacando a importância da Conferência Regional como espaço de união de ideias e forças de todo o Noroeste em prol da vida e da família. A vereadora elogiou ainda o município de Paracatu que tem investido nas entidades e programas de prevenção e combate as drogas e finalizou motivando os trabalhos sociais da área. "Quando discutimos a questão das drogas, estamos discutindo formas de defesa da vida, de fortalecimento da família, de prevenção social, de qualidade de vida, de saúde e segurança pública. Hoje o noroeste dá um grande passo unindo forças contra este mal que assola a sociedade”, destacou.

No encontro foram tratados ainda quatro eixos relacionados a políticas sobre drogas, como a educação, as redes sociais e a mídia, além da participação cidadã do jovem, da saúde, assistência social e segurança pública. O objetivo é propor sugestões para a criação e implementação de ações específicas direcionadas ao público jovem. No período da tarde os participantes reuniram em grupos de trabalhos para discutir os eixos, e apresentarem propostas. Houve também eleição de delegados para etapa estadual, além da formação dos conselhos de drogas.

Durante a reunião, a secretária de Assistência Social, Ana Amélia Melo Medeiros e representante do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS), manifestou preocupação pelo fato de o governo federal reduzir a previsão orçamentária de 3 bilhões propostos, para 78 milhões para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que é modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. “Precisamos contar com nossos prefeitos e deputados para revertermos este orçamento. Sem recurso não haverá prevenção”, ressaltou.

O Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Remígio Condé, garantiu que irá lutar pela manutenção dos recursos junto aos deputados a ao governo federal. “Precisamos trabalhar juntos e promover ações permanentes de combate às drogas. Nossas crianças e jovens merecem um futuro melhor e as famílias precisam de apoio e é isso que estamos priorizando.”

Mais Trabalho. Novas Realizações!