22 SET 2017
Contação de história abre Semana do Turismo de Paracatu

Em comemoração ao Dia do Turismo, que será celebrado no dia 27 de setembro, a Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Municipal Casa de Cultura, preparou uma série de atividades para a Semana do Turismo de Paracatu. A programação, que vai de 21 a 29 de setembro, traz palestras, exposição, curso de capacitação, lançamento de projeto e o 9º Encontro Nacional de Motociclistas.

Para abrir a Semana do Turismo, alunos da Escola Estadual Dr. Sergio Ulhoa assistiram na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, no Museu Municipal de Paracatu, a Contação de Histórias da Dona Barriguda, personagem da historiadora Terezinha Santana Guimarães, que representa um dos símbolos da cidade, a árvore barriguda do bairro Santana. Sua apresentação trouxe histórias sobre Paracatu e salientou a importância da preservação do meio ambiente. A Contação de História no Museu Municipal também faz parte da Primavera dos Museus, projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que engloba 932 instituições culturais de todo o país.

Durante o evento, o secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, em nome do Prefeito Municipal de Paracatu, Olavo Condé, agradeceu a presença e o apoio de todos os parceiros e ressaltou que iniciativas como esta, propagam as nossas histórias para toda a comunidade. “Através deles, nossos estudantes, o passado poderá ser lembrado e valorizado. Essas belas histórias serão contadas para toda a família, e assim teremos a nossa memória resguardada”, disse.

Confira a programação para a Semana do Turismo

Neste final de semana, de 22 a 24 de setembro, Paracatu vai receber na Praça do Santana, a 9ª edição do Encontro Nacional de Motociclistas. Organizado pelo Moto Clube Aventureiros do Asfalto e pela Prefeitura Municipal de Paracatu, o encontro deste ano terá praça de alimentação ampliada, com foodtrucks, tendas de chopp e cerveja artesanal, lojas de roupas e artigos, tattoo, barbearia e camping gratuito. Cinco bandas prometem animar o encontro. Na sexta-feira tocam “Gambiarras ao Vento” e “341 Califórnia”, a partir das 20h. No sábado, a partir das 19h, sobem ao palco “Stone Hill”, “Toca Fita” e “Flyin’Gourds”.

Já na segunda- e terça-feira, 25 e 26 de setembro, será realizado um curso de capacitação no Sebrae. O público alvo são gestores culturais, interessados em elaborar projetos na área cultural. Ainda na terça-feira, a partir das 8h, na Comunidade do São Domingos, terá o lançamento do projeto “A escola vai ao Quilombo”. O objetivo é fomentar e difundir o potencial cultural e turístico das comunidades quilombolas no município.

Estão programadas também palestras ligadas ao turismo, que acontecerão sempre no período da tarde, na Fundação Municipal Casa de Cultura, a partir desta terça-feira, 26 de setembro. Entre as palestras estão: “Potencial Turístico Paracatuense”que será ministrada por Rodrigo Santos de Pirinópolis (GO); “Hospitalidade Criativa”com Ana Alcântara, secretária executiva das Cidades Históricas de Minas; “Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico Local”, com Anderson Cabido do Sebrae-BH; e “Comércio e Turismo andam juntos” ministrada por Flávio Martins de Oliveirado Sebrae-BH. (Confira o cronograma abaixo).

Para encerrar a Semana do Turismo, na sexta-feira, 29 de setembro, terá o lançamento da Exposição “Móveis Criativos e Orquídeas”, na Fundação Municipal Casa de Cultura.

Mais Trabalho. Novas Realizações.