REGULAMENTO GERAL
CAPÍTULO I
DA ORGANIZAÇÃO
Art. 1º- Este regulamento é o conjunto das disposições que regem o Circuito Municipal de Natação da Secretaria Municipal de Esportes, que será realizado no município de Paracatu.
Art. 2°- É uma competição disputada anualmente nos naipes masculino e feminino, dentro do período previsto no Calendário Esportivo Municipal.
Parágrafo Único: O Circuito será composto de 2 (duas) etapas:
· 22/03/2025
· 11/10/2025
CAPITULO II -
DOS OBJETIVOS
Art. 3º- Possibilitar a prática desportiva, como instrumento de formação cidadã e inclusão social.
Art. 4º- Divulgar, incentivar e conscientizar sobre a importância da prática da atividade física, por meio da modalidade natação, além de oportunizar o surgimento de novos talentos esportivos.
CAPITULO III –
DO LOCAL E DATA
Art. 5º- A data e local da realização do evento:
Local: Jóquei Clube
Data: 22/03/2025
Horário: 8:00
Todos os atletas deverão chegar até 7:30 para confirmar sua inscrição.
CAPÍTULO IV –
DAS INSCRIÇÕES
Art. 6º- Poderão participar da Copa Municipal de Natação todos os atletas interessados.
Art. 7º- As inscrições serão realizadas no período de 24 de fevereiro de 2025 até 12 de março de 2025.
Art. 8º- As inscrições poderão ser feitas através do formulário
§ 1º - As inscrições são GRATUITAS.
§ 2º - Só será permitido realizar inscrição no dia da competição para os revezamentos.
CAPÍTULO V –
DAS CATEGORIAS
Art.9º- As categorias dos nadadores serão determinadas pela idade dos praticantes, que por sua vez, se define pelo ano de nascimento.
§ 1º Os atletas menores de 18 anos só poderão participar do torneio com autorização por escrito do pai, da mãe ou de responsável legal.
§ 2º Descrição das CATEGORIAS
MASCULINO
MIRIM – nascidos em 2018, 2017 e 2016
INFANTIL – nascidos em 2015, 2014 e 2013
JUVENIL – nascidos em 2012; 2011 e 2010
ABSOLUTO – nascidos em 2009 e anos anteriores
MASTER – nascidos em 1990 e anos anteriores
FEMININO
MIRIM – nascidos em 2018, 2017 e 2016
INFANTIL – nascidos em 2015, 2014 e 2013
JUVENIL – nascidos em 2012; 2011 e 2010
ABSOLUTO – nascidos em 2009 e anos anteriores
MASTER – nascidos em 1990 e anos anteriores
§ 3º Descrição das PROVAS
CATEGORIA MIRIM, INFANTIL, JUVENIL
25m – Crawl; Peito; Costas; Borboleta
CATEGORIA ABSOLUTO
50m - Crawl; Peito; Costas; Borboleta
Revezamento 4x25 Medley
Revezamento 4x25 Livre
CATEGORIA MASTER
50m - Crawl; Peito; Costas; Borboleta
CAPÍTULO VI –
DAS PREMIAÇÕES
Art.10º- Os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalha de premiação.
CAPÍTULO VII –
DAS REGRAS - As provas serão realizadas de acordo com as regras da FINA adotadas pela Confederação Brasileira de Natação e pelo que dispuser este regulamento.
Art.11º- § 1º É de responsabilidade do atleta, estar devidamente preparado para a prova no qual se inscreveu. Isto significa, gozar de boa saúde de forma geral, bem como ter um nível mínimo aceitável de preparação física para a execução da prova pretendida.
§ 2º A inscrição no evento é livre e por isso se torna de única e exclusiva responsabilidade do atleta que nela se inscreveu, assim o ato de se inscrever não assegura nem cobre condições de saúde e responsabilidades relacionadas a mesma.
§ 3º A Organização do evento recomenda veemente que todos os atletas inscritos na prova façam um controle “check up” médico prévio à corrida para assegurar sua tal aptidão para tal esforço.
§ 4º O atleta que se inscrever em mais de uma prova deve estar ciente que o intervalo de uma prova para a outra pode ser pequeno para um descanso adequado.
§ 5º Cada nadador deve ter conhecimento dos riscos da prática da atividade em questão no devido evento. A organização disponibilizará serviços básicos de resgate e primeiros socorros pré-hospitalar a qualquer atleta que venha necessitar.
§ 6º A cronometragem das provas será feita manualmente pelos fiscais.
§ 7º A organização prevê uma quantidade limitada de vagas por prova. Estas poderão ser reduzidas ou ampliadas se a organização considerar que este poderá prejudicar o desenvolvimento normal da competição e dos participantes inscritos previamente.
§ 8º As imagens obtidas na competição poderão ser utilizadas pela organização, para fins de difusão e publicidade do evento e/ou de produtos associados ao mesmo.
§ 9º Diante de qualquer imprevisto ocorrido durante o evento que não tenha sido contemplado no presente regulamento, será função do Diretor da Prova tomar as decisões correspondentes ao caso.
Parágrafo único – O atleta, técnico, auxiliar, que agredir verbal e/ou fisicamente os árbitros, atletas, organizadores, ficarão suspensos por um período de 3 anos de participarem de competições realizadas no município de Paracatu-MG cabendo a Secretaria Municipal de Esportes julgar.
CAPITULO VIIl
DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 17º - Os casos omissos serão definidos e julgados pela Secretaria Municipal de Esportes, não cabendo das decisões da mesma qualquer tipo de recurso.
Atenção! Para fazer sua inscrição, deve estar logado no portal da prefeitura, caso não esteja, clique no link abaixo