Em face da pandemia do novo Coronavírus, que tem imposto desafios ao equilíbrio da economia e o funcionamento do sistema de saúde, foi criado o Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19, formado por especialistas da saúde e as secretarias da atual gestão da prefeitura de Paracatu.
Semanalmente, a equipe se reúne para acompanhar os números de contaminação do vírus na cidade e discutir as ações e medidas para conter o avanço das infecções. Nesta terça-feira (23/6), a reunião tratou de ações do Plano Paracatu Consciente, que tem por objetivo definir o papel de cada setor da administração pública na conscientização da população e prevenção.
Participaram da assembleia os secretários de Saúde, João Batista Aparecido Soares, de Planejamento, Hélia Rosa, de Administração, Hermak Pires de Oliveira, de Agricultura, Everton Luis da Silva, de Assuntos Jurídicos, Tiago Pereira dos Santos, de Educação, Maria de Fátima Ulhôa Almeida, de Fazenda, Flávio Cortes Ramos, e de Meio Ambiente, Igor Pimentel Cruz, além da enfermeira da vigilância em saúde, Arianne Mendes Rocha, e a controladora interna do município, Tatiana André da Cunha.
A Secretaria Municipal de Saúde vem coletando dados que subsidiam e norteiam o plano. O estudo analisa caso por caso, em um universo de suspeitos e positivos de Coronavírus, e leva em consideração a faixa etária, região e composição familiar. De posse dessas informações, o comitê tem a possibilidade de traçar um plano eficaz e direcionado.
Os números atualizados de casos positivos para Coronavírus demonstram que é preciso ter um cuidado especial com os jovens. A faixa etária com maior incidência de infectados é de 16 a 40 anos, com 141 casos, de acordo com o último boletim divulgado, na segunda-feira (22/6). Alguns apontamentos surgiram a partir do comitê como a criação de um centro de referência da Covid-19 e a criação de campanhas para públicos específicos.
ASCOM/SEGOV
Prefeitura de Paracatu
Mais trabalho. Novas realizações.