A possibilidade de retomada de alguns eventos em Paracatu foi tema de reunião entre empresários do setor e membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. A reunião virtual aconteceu na terça-feira (22). Com os eventos suspensos desde março, o segmento é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.
Macro e micro região de Paracatu estão estabilizadas na Onda Amarela do Programa Minas Consciente, agora, empresários do setor buscam caminhos para voltar a funcionar. Contudo, esta retomada só poderá vir a acontecer com a adoção de protocolos sanitários que contenham a transmissão do novo coronavírus.
E o desafio que está colocado para o segmento é formular e apresentar propostas e sugestões ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Coronavírus (COES). Essas propostas ajudariam a demonstrar a viabilidade de reabertura de alguns tipos de eventos, respeitando os protocolos sanitários.
De acordo com os membros do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o centro tem sido receptivo a pleitos de diferentes segmentos econômicos dos municípios. Um exemplo dessa receptividade, apresentado na reunião, foi o das academias. Neste segmento, os empresários se organizaram e conseguiram mostrar que a retomada poderia ser feita com relativa segurança.
Para a secretária de Planejamento, Hélia Rosa, a reunião ajudou a reforçar laços com um importante segmento econômico da cidade. “Temos atuado para conter a disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, diminuir os impactos da pandemia na nossa economia. Nesta reunião, conseguimos apresentar um caminho que pode viabilizar a retomada de algumas atividades do segmento de eventos. Foi bastante proveitosa neste sentido”, disse.