Na manhã de segunda-feira (14), representantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e da Polícia Militar se reuniram no Centro Administrativo. Na pauta, as dificuldades encontradas pela fiscalização das regras sanitárias neste momento da pandemia do novo coronavírus.
No dia 12 deste mês, a macro e a micro região regrediram para as Ondas Amarela e Vermelha, respectivamente, dentro do plano Minas Consciente. Paracatu optou pela Onda Amarela, o que está previsto no plano. O Minas Consciente define que na Onda Vermelha só podem funcionar os serviços essenciais, na Amarela, serviços não essenciais e na Onda Verde serviços não essenciais com alto risco de contágio.
Durante a reunião, a coordenadora do Comitê, Hélia Rosa, explicou que na Onda Amarela todos os eventos ficam proibidos. “Sofremos esse recuo em 12 de dezembro, vamos ter que ficar na Onda Amarela por 28 dias para sermos avaliados se poderemos voltar para a Onda Verde”, disse. “O avanço para a Onda Verde não é automático”, reforçou.
De acordo com Hélia, se os casos de Covid-19 seguirem aumentando, há sérios riscos de a Macro Região Noroeste recuar para a Onda Vermelha. Caso isso ocorra, a cidade de Paracatu também irá recuar, restringindo o comércio a atividades essenciais. “O momento é de união de todos”, afirmou.
De acordo com os Fiscais de Postura, tem havido problemas nas proximidades de alguns estabelecimentos na cidade. Estes comércios já estão identificados. Neste estágio de transmissão da doença, entretanto, há uma dificuldade adicional: as festas em chácaras. Problema que tende a se agravar, em razão das celebrações de final de ano.
Representando a Polícia Militar, o Capitão Leandro destacou que a corporação continuará atuando em conjunto com os Fiscais de Postura. “Temos atuado em parceria com a fiscalização sanitária. Vamos atender as ocorrências em que o reforço policial for necessário”, afirmou. Os trabalhos da fiscalização com o suporte da Polícia Militar serão intensificados neste final de ano e no começo de 2021.
Os temas tratados no encontro foram levados à reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19. As reuniões do Comitê acontecem às terças-feiras, no Centro Administrativo.
Participaram da reunião entre o Comitê e a PM: Hélia Rosa (coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e secretária de Planejamento); Capitão Leandro (do Comando da Polícia Militar em Paracatu); Coronel Renato (secretário municipal de Segurança Pública); Rolmes Nogueira de Menezes (Diretor de Defesa Social); Diego Porfírio de Araújo (Fiscal de Postura) e Gláucia de Souza (Fiscal de Postura).
ASCOM/ SEGOV
Mais Trabalho, Novas Realizações