16 FEV 2021
Veículos abandonados serão notificados e retirados de vias públicas em Paracatu

O município de Paracatu tem hoje cerca de 100 veículos abandonados em vias e locais públicos da cidade, de acordo com levantamento feito pela prefeitura. A situação se repete por vários bairros e vem gerando vários danos à população como a obstrução de ruas e a proliferação de vetores de insetos e pragas.

Frente a esta realidade, as secretarias de Transporte e Agricultura iniciaram, neste ano, um plano de fiscalização, que prevê a notificação e recolhimento de automóvel que estiver abandonado por mais de 30 dias em local público.

Com o intuito de sanar o problema, o diretor de Departamento de Transporte, Matheus Rocha, afirma que irá endurecer a fiscalização e notificar os casos. Antes de realizar a remoção do veículo, o proprietário terá um prazo para a retirada do mesmo e dar um destino correto.

“A primeira medida tomada será a notificação por escrito, dando ao cidadão um prazo razoável para a remoção do veículo do logradouro público. Após o prazo estipulado, será realizada uma nova fiscalização e, se constatado que o veículo se encontra na mesma situação, ele será recolhido”, explica Rocha.

As fiscalizações e recolhimentos serão efetuadas de acordo com cada localidade e bairros. Caso necessário, será requisitado os apoios das Polícias Civil e Militar.

A apreensão dos veículos está amparada pela lei complementar n° 063/2009, que institui normas de Postura e Atividades Urbanas do Município de Paracatu, que prevê o recolhimento do veículo após constatado o abandono. O recolhimento do veículo será através de um guincho e, posteriormente, encaminhado para o pátio conveniado.

A prefeitura de Paracatu orienta os proprietários dos veículos que não têm mais condição de circulação a procurar o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), solicitar a baixa do veículo e, posteriormente a isto, poderá vendê-lo como sucata para empresa devidamente credenciada pelo órgão estadual para desmanche e comércio de peças.

Se você, morador de Paracatu, tem conhecimento sobre casos de veículos abandonados em locais públicos da cidade, poderá acionar os fiscais por meio da ouvidoria da prefeitura por meio do telefone (38) 3679-0300 Ramal: 312.

Um novo tempo para todos

Prefeitura de Paracatu