Aconteceu na tarde desta quarta-feira (7) a inauguração da Nova Maternidade de Paracatu. Foi um ato simbólico, respeitando todas as regras sanitárias, devido à pandemia do novo coronavírus. A nova maternidade começa a funcionar na próxima semana, com 100% de sua capacidade.
Atendendo pacientes de toda a Microrregião de Unaí, a Maternidade está migrando do Hospital Municipal para um espaço dentro do Hospital Universitário Atenas (HUNA). Neste novo local, a maternidade terá a sua capacidade de atendimento ampliada.
Atualmente, a maternidade realiza, em média, 100 partos por mês, atendendo cerca de 15 mães por dia. “Neste novo espaço, muito em breve, teremos condições de duplicar e até triplicar a capacidade de atendimento”, explica Vinicius Biulchi, secretário de Saúde de Paracatu.
Segundo Biulchi, a ocupação do novo espaço foi pensada visando a humanização do atendimento, oferecendo aos pacientes quartos mais amplos e bem equipados. Ainda de acordo com o secretário, a Maternidade funcionará como um braço do Hospital Municipal: “É uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) que as maternidades funcionem fora do ambiente hospitalar”, explica.
“Na nova maternidade também serão oferecidos diferentes tipos de atendimentos às mamães: apoio psicológico, serviços de nutrição, fisioterapia e de pedagogos”, diz Biulchi.
Com a migração da maternidade, o Hospital Municipal terá capacidade emergencial de ampliação de leitos para tratamento contra a Covid-19. Segundo Biulchi, quando a pandemia passar, esses leitos serão adaptados e utilizados para o cuidado de pessoas com transtornos mentais.
Em relação ao espaço no HUNA, Biulchi explica que a prefeitura irá alugar o espaço, mas que todos os equipamentos e os profissionais que atuarão ali estarão vinculados à administração municipal.
Com essa inauguração, afirma Biulchi, a saúde de Paracatu pavimenta o caminho para se tornar referência em atendimento neonatal em âmbito nacional. “Acredito que até o final do ano tenhamos uma UTI neonatal aqui em Paracatu. Estamos trabalhando para isso”, concluiu.
Assessoria de Comunicação
Um Novo Tempo Para Todos