As comunidades Ipam e Silva receberam uma ensiladeira, por meio de um termo de cessão da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEAPA. O maquinário vai atender a 45 famílias, no programa de preparo de silagem.
Para complementar a silagem do Capão do Ipam, a proprietária e presidente da associação do Ipam, Suely Vieira, utilizou o maquinário doado, numa área de cinco hectares. O corte do sorgo vai garantir, em média, 180 toneladas de ração para alimentar os bovinos leiteiros.
“Ter a ensiladeira na comunidade traz grandes benefícios. A partir de agora, o silo vai ser feito na hora certa, sem perdas”, diz a produtora.
Élcio Pires Oliveira, presidente da comunidade Silva, relata que antes a silagem era feita com prestadores de serviço e, muitas vezes, a programação atrasava um pouco. “Em várias situações, o produtor estava com a plantação no ponto para silo e faltava o equipamento. Hoje, temos mais segurança para fazer a silagem e ter alimento para nosso rebanho bovino”.
A diretora de departamento de mecanização da secretaria municipal de agricultura, Thais Nascimento Ferreira, destaca que com a posse do maquinário, os produtores rurais terão mais autonomia, podendo fazer a silagem em duas safras, ajudando no período de estiagem. “Na Associação Ipam, por exemplo, a Suely plantou milho e em seguida o sorgo, conseguiu fazer o silo nas duas culturas e na hora certa. Isso é muito importante para as famílias do campo”.
Assessoria de Comunicação
Um Novo Tempo Para Todos