O Município de Paracatu, por meio da Controladoria-Geral do Município, integra o projeto “Ação Coletiva Mulheres no Controle”, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Banco Mundial para promover a equidade de gênero e os critérios ESG (Environmental, Social and Governance) na gestão pública.
Atualmente 17 controladorias estaduais e municipais do Brasil integram o projeto, sendo uma dessas a de Paracatu.
O projeto tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ênfase no ODS 5 da Agenda 2030 e ESG, mediante a cooperação técnica o Conaci e a Rede de Equidade, formada pelo Senado Federal e onze instituições públicas federais, identificarão para futura aplicação nos órgãos modelos de inclusão da diversidade e equidade de gênero. Com o objetivo de engajar as controladorias e desenvolver a pauta, as “ mulheres do controle” tem se reunido periodicamente de forma virtual para concepção de uma cartilha que terá ampla divulgação e distribuição ainda em 2024.
Para a controladora-geral do Município, Elisângela Mesquita, “a preocupação em se implementar boas práticas de equidade de gênero na gestão pública é um grande avanço, vem de encontro com a necessidade da construção de políticas públicas mais justas, efetivas e comprometidas com as necessidades das mulheres, garantindo que lhe sejam ofertas as mesmas oportunidades no acesso a serviços públicos, além disso a cartilha de boas práticas, sem dúvida irá contribuir não só com a equidade de gênero mas também com o comprometimento de gestores com políticas para todos e todas, Paracatu está construindo história com outros órgãos de controle.”
O Município integra ainda, desde julho de 2022 a plataforma mulheres no controle, uma rede que promove e incentiva a participação feminina em ações institucionais, como palestras, conselhos de administração e cargos de liderança, dos órgãos centrais de controle interno e do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno).
Na plataforma é possível encontrar mulheres cadastradas que atuam em diversas áreas do controle, como auditoria, combate e prevenção à corrupção, integridade, gestão de riscos, transparência, correição e ouvidoria.
A plataforma traz mais visibilidade a essas mulheres, por meio da publicação de artigos, de currículos, conteúdos audiovisuais e muito mais. Assim plataforma apresenta para as organizações mulheres capazes, eficientes para participar de palestras, artigos, parcerias, conselhos e cargos de liderança.