11 SET 2017
Mostra Quintais & Quitandas de Paracatu é sucesso

Com uma programação que foi de 7 a 9 de setembro, o chef Eduardo Avelar com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Casa da Cultura promoveu uma série de atividades do Projeto “Quintais & Quitandas”.

A abertura do evento aconteceu no quintal da Casa de Concessa com apresentação artística, um delicioso café com quitandas da cidade e uma prosa sobre o potencial do turismo voltado para a identidade gastronômica em Paracatu e em outras cidades de Minas Gerais. Além de quitandeiras, acadêmicos do curso de Gastronomia da Faculdade de Patos de Minas, visitantes e a comunidade, participaram do evento o prefeito Olavo Condé, o presidente da Câmara Municipal Ragos Oliveira e a historiadora Teresinha Guimarães.

Uma das mais conhecidas quitandeiras de Paracatu, Lazi Ulhoa, recebeu das mãos do prefeito Olavo Condé uma homenagem em reconhecimento pelos anos de serviços prestados à gastronomia paracatuense. Na oportunidade, Dona Lazi, que aprendeu a cozinhar com apenas nove anos de idade, agradeceu emocionada a homenagem   recebida.

Durante a prosa o prefeito Olavo Condé agradeceu o empenho do chef Eduardo Avelar de mostrar a culinária de Paracatu para o mundo. “Hoje Paracatu possui o título de capital do pão de queijo e isso para nós é muito gratificante, porque sabemos que uma das riquezas do município é a sua culinária com suas quitandas. Apoiando esse trabalho mantemos viva as tradições de nossa cidade”.

O secretário municipal de cultura e turismo, Isac Arruda, considerou o evento um marco em Paracatu. “A cidade está tomando outro rumo no que se refere à gastronomia. O prefeito Olavo Condé tem dado atenção e aberto espaço para que iniciativas como essa sejam cada vez mais frequentes e possam atrair os olhares de turistas de várias partes do Brasil para os sabores genuinamente paracatuenses”.

Na Rua Goiás, onde foi montado um palco e uma feirinha, as atividades da mostra Quintais & Quitandas se estenderam, com mesa redonda composta por chefs, técnicos da Emater e nutricionistas, tenda Cozinha Show, homenagens às mestras e quitandeiras de Paracatu, oficinas, mostras e apresentações artísticas e musicais.

Mais Trabalho. Novas Realizações.