A Prefeitura de Paracatu, por meio, do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e das Secretarias de Desenvolvimento e Ação Social, Educação, Cultura e Turismo e em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e a Faculdades Finom/Tecsoma, promoveram nessa sexta-feira, 10 de maio, o I Fórum da Promoção da Igualdade Racial.
O evento foi realizado no auditório da Faculdade e contou com a participação de várias autoridades ligadas ao conselho, ao legislativo, executivo e meio acadêmico. O Fórum abordou o tema: “Paracatu na década do Afrodescendente” como objetivo de reafirmar a importância da continuidade das políticas públicas de igualdade racial na cidade, na região Noroeste, em Minas Gerais e no Brasil.
Para a conselheira Izabel do Carmo Alves Oliveira, a partir do fórum serão implementadas ações em prol das políticas de igualdade racial. “Paracatu é primeira cidade que conta com Conselho Municipal, por isso precisamos estar bem engajados, além de darmos segurança aquelas pessoas que estão lutando em prol da igualdade racial no município,” destacou.
O Presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Hamilton Batista, ressaltou que a ideia foi promover maior conhecimento a respeito dos diversos patrimônios culturais e contribuições dos afrodescendentes para o desenvolvimento da sociedade.
Durante o Fórum, o secretário de Cultura e Turismo, Isac Arruda, disse que o debate é sempre importante.“Precisamos avançar e lutar pela igualdade racial e estarmos cada vez mais alinhados para que todas as minorias sejam atendidas” salientou.
Palestra
Para o professor da Universidade Federal de Uberlândia e pesquisador da Universidade de Coimbra, Benjamin Xavier de Paula, o Fórum permitiu abrir um espaço democrático que pode auxiliar o poder público na formulação de políticas públicas da promoção da Igualdade Racial.
Para o pesquisador ninguém pensa em políticas públicas sozinho, por isso o Fórum é um espaço importante onde é possível pensar, elaborar e apontar as reais necessidades da população, para que o município de Paracatu, possa atuar a partir da diversidade. “Temos que pensar em políticas inclusivas, nas áreas da educação, cultura, saúde, turismo, economia, da assistência social, onde toda a sociedade possa ser contemplada. Temos que criar espaços onde todos os cidadãos tenham direitos cumpridos”, concluiu.
Programação
Durante a programação, foram avaliados também, os avanços, os desafios e as perspectivas das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, através da formação de grupos de trabalho com temas específicos para a elaboração de propostas para a promoção da igualdade racial, além de apresentações artística.
Todas as propostas farão parte de um documento que será enviado para aos três poderes dentro do município: Executivo, Legislativo e Judiciário para o fortalecimento das ações pautadas e elencadas pelos delegados.
ASCOM/SEGOV
Prefeitura Municipal de Paracatu
Mais Trabalho. Novas Realizações