21 FEV 2024
CULTURA
EM PARACATU, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROMOVE EDITAIS COM RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO
O que é a Lei Paulo Gustavo?
A Lei Paulo Gustavo foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de covid-19. O objetivo é garantir que artistas e todos os trabalhadores da cultura possam retomar a produção cultural. Recebe o nome do artista Paulo Gustavo, vitimado pela covid-19 e simboliza o processo de resistência da classe artística durante a pandemia, que limitou severamente as atividades do setor cultural.
Quais Editais terão em Paracatu?
Em Paracatu, a Secretaria de Cultura promoverá dois editais subsidiados com recursos da lei Paulo Gustavo:
EDITAL DE PREMIAÇÃO PARA MESTRAS E MESTRES DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS E TRAJETÓRIA ARTÍSTICA CULTURAL COM RECURSOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 195/2022

O que é?
Premiação de mestras e mestres, artistas e trabalhadores da cultura através da seleção de propostas de reconhecimento da trajetória daquelas(eles) que detenham notório conhecimento no campo cultural, longa permanência na atividade e que atuem como referência para os segmentos das CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS, BEM COMO PARA OS DEMAIS SEGMENTOS DA CULTURA no município de Paracatu sendo estas: música, literatura, cultura alimentar, dança, teatro, artes visuais e artes plásticas, etc, exceto audiovisual.
O objetivo deste edital é promover o reconhecimento e valorizar trajetórias artístico-culturais de profissionais atuantes nas diversas áreas da cultura local

ETAPA PRAZO
Inscrições das propostas De 20/02 a 20/03
Avaliação das Propostas De 21/03 a 05/04
Resultado preliminar da classificação 08/04
Recursos da classificação De 09/04 a 11/04
Resultado final da fase de Classificação 15/04
Etapa de Habilitação/ Entrega de documentos De 16/04 a 24/04
Resultado Preliminar da Fase de Habilitação 26/04
Recursos da habilitação De 29/04 a 02/05
Resultado Final 06/05
 Assinatura do Termo De 07/05 a 15/05
 Repasse dos recursos A partir do dia 17/05

Dia 26/02: Tira Dúvidas sobre o EDITAL DE PREMIAÇÃO PARA MESTRAS E MESTRES DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS E TRAJETÓRIA ARTÍSTICA CULTURAL no auditório da Fundação Casa de Cultura às 19h.

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA RECEBIMENTO DE APOIO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

O que é
Apoio financeiro através da seleção de projetos, nas seguintes áreas do audiovisual:
1- 20 projetos de Produção de audiovisual (curta metragem e formato livre);
2- 2 Projetos de Cinema Itinerante;
3- 2 projetos de Formação em Audiovisual

ETAPA PRAZO
Inscrições das propostas De 20/02 A 20/03
Avaliação das propostas De 21/03 a 04/04
Resultado preliminar da classificação 08/04
Recursos da classificação De 09/04 a 11/04
Resultado da fase de Classificação 15/04
Entrega de Documentos para Habilitação De 16/04 a 19/04
Resultado Preliminar da Habilitação 22/04
Recursos da habilitação De 23/04 a 25/04
Resultado Final 29/04
 Assinatura do Termo de Execução Cultural De 30/04 a 06/05
 Repasse dos recursos De 07/05 a 27/05
Prazo de Execução do Projeto com Contrapartida Até 31/10
Entrega de Prestação de Contas De 01/11 a 22/11

Dia 27/02: Tira Dúvidas sobre o EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA RECEBIMENTO DE APOIO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL às 19 horas no auditório da Casa de Cultura.
O edital e seus anexos podem ser acessados no site da prefeitura https://www.paracatu.mg.gov.br/

A documentação para inscrição deve ser enviada para o e-mail: lpgparacatu@gmail.com