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Carta de Serviços
Atualizado em: 24/02/2024 às 19h39
Prefeitura
OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Descrição

A Ouvidoria é uma instância de participação social responsável pelo tratamento das manifestações relativas às políticas e aos serviços públicos prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas à avaliação da efetividade e ao aprimoramento da gestão pública.

Tem como objetivo identificar eventuais falhas que ocorram na prestação dos serviços, bem como apontar sugestões que ajudem a solucioná-las. Sua atuação fortalece o exercício da cidadania, incentivando a participação popular na gestão da administração pública.

Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e o poder público, promovendo a qualidade de comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.

Para a Ouvidoria existem 6 maneiras de se manifestar:

Denúncia: Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade na administração ou no atendimento por órgão ou entidade pública.

Elogio: Comunicação verbal ou escrita que demonstra satisfação ou agradecimento por serviço prestado pelos órgãos municipais.

Informação: Solicitação de orientação ou ensinamento relacionado à área de atuação dos órgãos municipais.

Reclamação: Comunicação verbal ou escrita que relata insatisfação em relação às ações e serviços prestados, sem conteúdo de requerimento.

Solicitação: Comunicação verbal ou escrita que, embora também possa indicar insatisfação, contém requerimento de atendimento ou acesso às ações e serviços.

Sugestão: Comunicação verbal ou escrita que propõe ação considerada útil à melhoria dos serviços prestados.

A organização e o funcionamento da Ouvidoria segue a observância das seguintes diretrizes:

a)       Zelo pela celeridade e qualidade das respostas às demandas dos seus usuários;

b)      A objetividade e a imparcialidade no tratamento das informações, sugestões, reclamações e denúncias recebidas de seus usuários;

c)       A gratuidade de suas atividades e serviços;

d)      A preservação da identidade dos seus usuários, quando por eles solicitada expressamente;

e)       A pessoalidade e a informalidade das relações estabelecidas com seus usuários;

f)       A defesa da ética e da transparência nas relações entre a Administração Publica e os cidadãos;

g)      A transparência e a moralidade da atuação dos órgãos e entidades públicas;

h)      O aprofundamento do exercício da cidadania dentro e fora da Administração Pública.

A Ouvidoria deve manter o sigilo da fonte quando o interessado solicitar a preservação de sua identidade. A organização e o funcionamento da unidade de ouvidoria deverão assegurar a preservação dos aspectos éticos, de privacidade e confidencialidade em todas as etapas de processamento das demandas recebidas de seus usuários.

Usuários

Todo cidadão, empresa ou servidor que tenha interesse em registrar sua manifestação.

Documentos Necessários

O cidadão pode optar por realizar a manifestação formal, ou de forma anônima.

Para as manifestações formais são necessários os seguintes dados:

Nome;

RG e CPF;

Endereço;

Telefone;

E-mail.

Custos

O Serviço é oferecido de forma gratuita para todo cidadão

Formas de Acesso

Ao acionar a Ouvidoria do Município, o cidadão deve descrever o mais claramente possível sua demanda.

Ao final do registro da manifestação, será fornecido um número de protocolo. É importante anotar ou imprimir este número de protocolo, ele que permitirá ao cidadão fazer uma consulta sobre o andamento de sua manifestação.

O cidadão poderá optar por manter seus dados sob sigilo, mas é importante que informe nome completo e telefone de contato para a Ouvidoria sempre que fizer uma manifestação, pois, isso permitirá à Ouvidoria, entrar em contato com manifestante para tirar dúvidas ou complementar informações para o andamento do processo, caso necessário.

As manifestações podem ser realizadas das seguintes formas:

Ø  Email: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br

Ø  Telefone: (38)3679-0905 – Ramal 203

Ø  Pessoalmente ou por correspondência:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida São João Paulo II(Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho

Telefone: (38)3679-0300         

site: www.paracatu.mg.gov.br/portal/ouvidoria

Ø  “Portal da Transparência” no ícone “Serviço” ou através do link:

 https://sistemas.paracatu.mg.gov.br/portalcidadao/#78c3e513dd43cb27d8a3e2f376196ffc656d7ea577b2c6fb4487ddba653531d39c2e3067ce569438f96cc2950b6d63691fafa46ad4fef4784e69e62dd6d4548280aa6723a1945f0a7416decb40d781b7e0ff8f02e660bd2717b416c4611e54b1c115cd5fd863e88f57f8eb25f3526328df08023312eee9d561473544b521ac39ff5561fc544b8ec3bef09e3210da280ae5e54f076ebad063cc6196b35eabe890bbdc8416e4e8aec782db9dcf526476df7155b24e031293cc57305873423f05f5610c5d267744f5479590e05bba5e8829c99fbeb58a42e3eac4263cbbd3f4ec8048234ae85bb089b2e2e0cba921818a64

Instruções de preenchimento pela internet:

O Sistema de Ouvidoria é auto-explicativo. Para registrar sua manifestação, o cidadão deve preencher os campos obrigatórios solicitadas até a sua conclusão.

1- Preencha os dados para formalizar, sua manifestação.

2- O cidadão deverá optar por: informar seus dados, enviar seus dados sob sigilo ou realizar sua manifestação de forma anônima.

3- Em seguida, escolha o assunto de sua manifestação.

4- Defina o endereço com CEP do local de ocorrência dos fatos de sua manifestação e clique em prosseguir.

5- Faça o relato de sua manifestação e conclua;

6- Ao fornecer o endereço de e-mail, o cidadão receberá a resposta automaticamente no referido e-mail, após o período de andamento do processo.

Etapas

Recebimento da manifestação;

Análise da manifestação;

Encaminhar a manifestação ao setor competente;

Acompanhar o prazo de envio para resposta.

Acompanhar a manifestação

Para acompanhar o registro o cidadão deverá acessar o site: www.paracatu.mg.gov.br no “Portal da Transparência” no ícone “Serviço”; com os seguintes passos:

1-      Protocolos e Ouvidoria;

2-      Acompanhamento de Processos;

3-      Informar o número obtido no protocolo, para o acompanhamento de sua manifestação.

Manifestações através do Fale Conosco no www.paracatu.mg.gov.br.

1 -     Quando o cidadão se identifica na manifestação, ela será respondida via e-mail, pois é a única forma de contato que o cidadão informa.

Para as manifestações anônimas, o cidadão deverá entrar em contato com a Ouvidoria para acompanhar sua demanda.

Para as demandas realizadas na própria Ouvidoria, entraremos em contato pelo número de telefone informado no momento do registro, solicitando que o cidadão compareça a Ouvidoria para informar sobre sua demanda.

Prazo para execução dos serviços

De acordo com o Decreto nº 4430/2013:

"Art. 10 - A informação disponível deverá ser respondida no prazo máximo de 48 horas da data em que se deu o protocolo, sendo prudente que se faça de forma imediata.

§ 1º Não sendo possível o acesso imediato da informação na forma disposta no caput deste artigo, o órgão ou identidade que receber o pedido deverá:

I – disponibilizá-la no prazo de 15 (quinze) dias, comunicando ao interessado, neste mesmo prazo, o local e modo que a mesma será fornecida ou o endereço onde poderá ser consultada;

II – O prazo referido no inciso anterior poderá ser prorrogado por mais 15 (quinze) dias mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.

§ 2º Em se tratando de informação total ou parcialmente sigilosa, o requerente deverá ser, no prazo estabelecido no caput deste artigo, informado da negativa do fornecimento, bem como da possibilidade de recurso, prazo e condições para sua interposição, indicando a autoridade competente para sua apreciação."

endereço, telefone e horário de funcionamento

Balcão de Protocolos:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401

Paracatu - MG

Telefone: (38) 3679-0300 

 

Secretaria Municipal de Governo

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida São João Paulo II (Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
CEP: 38603-401

Paracatu - MG

Telefone: (38) 3679-0300 

E-mail: governo1@paracatu.mg.gov.br

DÚVIDAS SUGESTÕES OU RECLAMAÇÕES

Ouvidoria Geral do Município:

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 11h e 13h às 18h

Endereço: Avenida São João Paulo II(Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho

Telefone: (38)3679-0300         

E-mail: ouvidoria@paracatu.mg.gov.br

site: www.paracatu.mg.gov.br/portal/ouvidoria

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Serviço para:
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Serviço relacionado a secretaria:
Secretaria Municipal de Governo
Secretaria Municipal de Governo
Leonardo Pereira Costa
ATENDIMENTO:
08:00 às 18:00
TELEFONE:
(38) 3679-0300
ENDEREÇO:
Avenida São João Paulo II(Antiga Rua da Contagem) - 2045 - Paracatuzinho
Seta
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