02 MAR 2020
Paracatu seguirá protocolos nacional e internacional para atender paciente com sintomas de coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde montou um  Grupo de Trabalho para discutir a atuação  do serviço público de saúde do município no caso  de  recebimento de pacientes com suspeita de coronavírus.

A equipe  reúne representantes das equipes da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Hospital Municipal, dentre outros.

O município recebeu das autoridades federais o protocolo de Manejo Clínico de Pacientes com Corona Vírus e o Plano de Contingência do coronavírus, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Segundo Arianne  Mendes, enfermeira  coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, “o importante é manter vigilância para as precauções de contato, que são: lavagem frequente das mãos com agua e sabão, cobrir nariz e boca ao tossir e/ou espirrar, com lenço de papel e jogar no lixo, usar o álcool em gel para limpeza de superfícies e objetos tocados com frequência, não compartilhar utensílios pessoais, evitar aglomerados de pessoas em ambientes fechados, evitar tocar nos olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem lavadas, e quando tiver sinais e sintomas de gripe, procurar a rede de saúde”.

No Hospital Municipal, pacientes que comparecerem ao Pronto Socorro com sintomas da doença e relatando ter viajo ao exterior ou ter tido contato com pessoas doentes ou com suspeita da doença, serão atendidos  separadamente, usarão máscaras e terão os quadros de saúde relatados às autoridades municipais, estaduais e federais.

A unidade adotou algumas medidas de precaução, como a instalação de mais recipientes com álcool para higienização nos locais onde há grande circulação de pacientes.

Alerta

O aumento no número de casos de contaminações do coronavírus em países da Europa acendeu o alerta vermelho para autoridades da saúde no Brasil e em Minas Gerais.

Mas  para considerar o caso como suspeito, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais  avaliam, por exemplo, se houve alguma relação da pessoa com algum país em que há transmissão do vírus e se há sintomas respiratórios e febris.

Sintomas

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

PREFEITURA DE PARACATU
Mais Trabalho. Novas Realizações.