17 MAR 2020
Covid-19: Gabinete de Crise da Prefeitura de Paracatu se reúne para decidir medidas preventivas ao coronavirus

Após participarem de reunião na segunda-feira (16), na Gerência Regional de Saúde de Unaí, secretários municipais e gestores da Prefeitura de Paracatu realizaram, na manhã desta terça-feira (17), na Prefeitura de Paracatu,  reunião para decidirem as medidas que serão tomadas pelo município para prevenir e combater o coronavirus (Covid-19).  Foi montado um Gabinete de Crise na Administração Municipal para tratar exclusivamente do tema.

O prefeito Olavo Condé coordenou a reunião, que contou com representantes das pastas da Saúde, Governo, Educação, Ação Social, Agricultura, Meio Ambiente, Administração, e setores como o de Comunicação Social e a Defesa Civil Municipal.  Segundo Condé, “medidas necessárias para conter o avanço do vírus no município, investigar casos suspeitos - que não existem na cidade até o momento -e auxiliar as autoridades estaduais e federais, já estão sendo tomadas".

Seguindo orientações da GRS de Unaí, e em consonância com o Decreto N. 47.886, de 15 de Março, do Governador do Estado de Minas, várias ações serão adotadas no âmbito da Administração Municipal, como a suspensão das aulas na rede municipal de ensino a partir desta quarta-feira (18),  restrições e/ou suspensão de aglomerações e eventos  públicos e particulares com mais de 5 (cinco) pessoas, limitação  de visitas no Hospital Municipal, suspensão das feiras livres realizadas na Avenida Romualdo Ulhôa Tomba (atrás da prefeitura), aos sábados, e do bairro Santana (aos domingos),   restrição do atendimento ao público nas repartições públicas municipais, dentre outras.

As equipes de saúde locais já seguem protocolos nacionais e internacionais para  lidar com o Covid-19, mas é importante destacar que não há, até o momento, nenhum caso suspeito investigado no município. O Hospital Municipal recebeu, investigou e  os exames não confirmaram, nos últimos dias,  um único caso suspeito de gripe H1N1.

Como referência regional do Sistema Único de Saúde (SUS), medidas deverão ser adotadas em Paracatu para reforçar a capacidade de atendimento no Hospital Municipal, considerando leitos de isolamento leitos para tratamento intensivo, dentre outros itens.

Em edição, o Decreto Municipal que tratará das medidas e as detalhará deverá ser publicado até esta quarta-feira (18). O portal www.paracatu.mg.gov.br, as redes sociais da Prefeitura  de Paracatu  e a Pública Web TV  Paracatu, no You Tube,  são canais oficiais que apresentarão Notas, Entrevistas, Dicas e outras informações de interesse da comunidade local, sobre a prevenção e combate do Covid-19.

Prefeitura de Paracatu.
Mais trabalho. Novas Realizações.