15 JUN 2016
PARACATU: CAPITAL MUNDIAL DO PÃO DE QUEIJO

O famoso “Chef” de cozinha Eduardo Avelar veio compartilhar seu conhecimento com proprietários de restaurantes, bares e hotéis da cidade que participarão da etapa gastronômica do Festival do Patrimônio Cultural.

Pela terceira vez na cidade, o chef Eduardo falou sobre o registro do Pão de Queijo assinado pelo Prefeito Municipal, no dia 19 de novembro, que aprova o Registro do Modo de Fazer o Pão de Queijo por seus valores históricos, culturais e simbólicos. O chef ressaltou a importância deste registro ao dizer que ninguém produz um pão de queijo como o de Paracatu. “Em qual outro lugar do mundo vamos encontrar um produtor artesanal que faz oito mil pães de queijo por dia?”, indaga Eduardo. Para ele, essa peculiaridade tem de ser exaltada, pois trata-se de um patrimônio que o paracatuense tem.

A Secretária de Governo Municipal, Francy Helle, afirmou que o município já possui esse desejo e trabalha para adquirir o selo de “Capital do Pão de Queijo”.

O SEBRAE também se manifestou sobre o assunto, segundo Patrícia Rezende, analista da empresa, “ o SEBRAE possui o Programa Origem Minas em que cada município verifica o que é de origem do lugar. Em Paracatu, foi identificado o pão de queijo exatamente pelas diversas fábricas de fundo do quintal e pelo fato do queijo também já ser tradicional na região”. “Temos esse desejo de trabalhar a capacitação de produção de processos e gestão do negócio através dos empresários dessas fábricas”, afirmou Patrícia.