04 MAI 2020
Paracatu registra morte de jovem por dengue

No último dia 29, a jovem de 30 anos, esteve na Unidade de Vigilância em Saúde (UVS), onde foi realizado exame com resultado positivo para dengue. Em seguida, numa Unidade Básica de Saúde (UBS), com quadro clínico de dor muscular e fraqueza, ela iniciou o tratamento clínico.

No dia primeiro de maio, com piora clínica importante, dor abdominal, a paciente deu entrada no Hospital Municipal, onde permaneceu internada.

Seu estado clínico evoluiu com insuficiência respiratória e na madrugada do dia 02, a jovem foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo necessária intubação e medicamentos para aumentar a pressão.

De acordo com o coordenador da UTI, o médico cardiologista, Dr. Fabiano Finotti, a piora da paciente foi progressiva, com falência renal e hepática nas 48 horas seguintes. No dia 04, ela apresentou parada cardiorrespiratória que não respondeu as manobras de reanimação cardiopulmonar e veio a falecer com dengue grave.

O prefeito Olavo Condé, em nome dos servidores públicos municipais, em especial os da saúde, e em nome da comunidade,  se solidariza com a família por sua perda.

Combate à Dengue em Paracatu

A Vigilância em Saúde realiza um trabalho contínuo de prevenção e controle ao  mosquito transmissor da dengue, no município. As atividades desenvolvidas incluem visitas às residências em todos os bairros da cidade, mutirões de limpeza, fumacê e ações educativas para conscientizar a população.

Ano passado, foram notificados 5.328 casos suspeitos de dengue em Paracatu. Desses, 1.598 testaram positivo para a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Em 2020, foram notificados 267 casos suspeitos e 133 casos da doença foram confirmados.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que para combater à dengue, os cuidados por parte de toda população devem ser diários no sentido de eliminar focos do mosquito e sua consequente proliferação.

Prefeitura de Paracatu

Mais Trabalho. Novas Realizações.