12 NOV 2016
Dia D de combate a dengue mobiliza população paracatuense

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Unidade de Vigilância em Saúde promoveu nesta sexta-feira (11) o Dia D, dia de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é mobilizar famílias no combate ao mosquito transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya.

Participaram do evento o prefeito municipal Olavo Condé, a secretária municipal de saúde, Maria Aparecida Sicupira, o secretário municipal de administração, Hermack Pires, a diretora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Gracielle Alves Pereira, a coordenadora da unidade de Vigilância em Saúde, Gislene Couto, além do vereador eleito Paraíba.

Cerca de 65 agentes de saúde e endemias visitaram 3.680 casas, orientando os moradores e retirando objetos que continham larvas do mosquito Aedes Aegypti, ou que possam se tornar criadouros.

O coordenador de endemias da Unidade de Vigilância em Saúde do município, Cleiton Jorge Ferreira, explicou que a mobilização em Paracatu começou na segunda-feira (7) nos bairros Paracatuzinho e Aeroporto. “Decidimos fazer não só um dia D, como acontece em todo o país e sim uma semana”. Segundo ele a escolha dos bairros foi devido ao maior número de habitantes.

De acordo com o coordenador de endemias, 80% das residências do bairro Paracatuzinho já foram vistoriadas, e o bairro Aeroporto está em andamento e será finalizada até a próxima semana.

Em Paracatu, várias atividades recreativas como pula-pula, pintura de rosto, distribuição de pipocas e algodão doce foram oferecidas para as crianças presentes e para os alunos da Escola Bezerra de Menezes que participaram do evento que aconteceu na Praça Senhor Bom Jesus no bairro Paracatuzinho. Além das atividades o público presente pôde conferir apresentações como, a dança folclórica Caretada com alunos da Apae, ginástica com o personal Isac Snatos, e zumba com a turma do CRAS do Paracatuzinho.

Na oportunidade o prefeito municipal Olavo Condé parabenizou todos os envolvidos na mobilização e reforçou o trabalho em equipe. “Temos que trabalhar juntos em prol de nossa cidade, já fizemos um ótimo trabalho de combate ao mosquito em 2015, agora é trabalharmos juntos e com responsabilidade para eliminar a dengue em nosso município”, concluiu.

Os próximos bairros vistoriados serão Alto do Córrego, Esplanada e Nossa Senhora de Fátim