26 NOV 2020
Entrega dos sinos e do relógio restaurados reúne autoridades municipais no Largo do Rosário

Uma cerimônia simples, mas carregada de simbolismo. Assim aconteceu o evento de entrega dos sinos e do relógio da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Livres, numa agradável manhã nesta quarta-feira (25), no Largo do Rosário. Os equipamentos, que integram o patrimônio cultural e histórico da cidade, foram restaurados e já estão em funcionamento na igreja, um patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.

O evento contou com a presença de autoridades municipais (atual prefeito, prefeito eleito e secretários municipais), além do pároco da igreja, servidores do município e do sr. Ildeu, de 95 anos, uma figura de grande representatividade para a paróquia, já que foi o responsável por tocar os sinos por muitos anos. O clima era tão agradável que até São Pedro passou para abençoar a cerimônia, mas caiu apenas um chuvisco rápido.

O bispo diocesano de Paracatu, Dom Jorge Alves Bezerra, agradeceu ao município pela reforma dos equipamentos, abençoou os sinos e disse: “a vida deve ser revestida de Cristo, assim como os sinos e o relógio receberam novos revestimentos e novas peças”.

Em suas falas, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Isac Arruda, e o prefeito Olavo Condé deram o tom do evento, ao ressaltar o simbolismo da restauração das peças como representação de todo o cuidado e atenção que o município dedicou à cultura e à história da cidade, durante oito anos. O secretário falou da sua gratidão por representar, com o seu cargo, “a cultura de um povo”. Citou os eventos realizados no local e a cultura religiosa, que sempre marcou as tradições da cidade.

O prefeito Olavo Condé fez um rápido balanço do trabalho realizado pela Cultura em Paracatu e disse que a entrega dos sinos e do relógio tinham um significado especial, ao simbolizar, no final do seu mandato, toda a dedicação de sua gestão com o setor histórico e cultural da cidade. “Estou satisfeito e com a sensação do dever cumprido”, finalizou.

O prefeito eleito, Igor Santos, se disse honrado e feliz por acompanhar um momento tão importante. “Os sinos carregam a tradição das cidades mineiras, são um bem público que carregam a nossa história e estão na alma das pessoas”.

Emoção e orgulho

O sr. Ildeu se emocionou ao falar da reforma do sino, que ele teve a função de tocar durante muitos anos. “Pra nós é muito importante essa recuperação. Eu agradeço a todas as autoridades que têm um olhar pela cultura do nosso povo”, disse ele, que já está ensinando o ofício ao seu neto, como disse a Maria Antônia, sua filha, na solenidade.

As velhas peças originais do relógio, de 1912, foram substituídas por réplicas; os ponteiros foram restaurados e pintados e o mostrador branco também foi totalmente recuperado, além da instalação do acrílico frontal com proteção UV (contra raios solares).

O sino maior, que badala em sintonia com o relógio, ganhou nova camada de verniz e novos badalos. Os suportes e contrapesos também foram substituídos e agora ele é comandado por uma central digital: é automatizado, eliminando a necessidade de alguém para tocá-lo. As restaurações custaram R$ 69.500, 00, e foram pagas com recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (FUMPAC).