03 DEZ 2020
EDUCAÇÃO: Professores, diretores e supervisores participaram de encontro para alinharem a conclusão do ano letivo

Nos dias 1° e 2 de dezembro, a secretaria municipal de educação realizou encontro entre professores, supervisores e diretores escolares. O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo, repassou orientações sobre o fechamento do ano letivo de 2020 e os preparativos para 2021.

De acordo com a diretora pedagógica da secretaria municipal de educação, Edna Mara Borges Guimarães, o encontro foi separado em grupos, para esclarecer as dúvidas específicas. O objetivo de alinhar os registros e cronogramas do ano letivo, para normatizar a vida do aluno, durante este ano atípico da pandemia da Covid-19. Foram repassadas orientações sobre calendário, diário, carga horária dos Pet's (Plano de Ensino Tutorado). “A vida escolar dos alunos deve estar devidamente registrada, assim como a vida profissional dos professores, estamos organizando toda a documentação de tudo que foi feito durante as aulas remotas, para concluir o ano letivo”, diz.

A diretora da Escola Municipal Bezerra de Menezes, Gracimone do Carmo Santos Alves, disse que as expectativas foram alcançadas no encontro. “Estávamos com alguns assuntos pendentes e conseguimos esclarecer, como calendário escolar, preenchimento dos anexos e toda a documentação necessária para fechar de forma correta o ano letivo, dentro do que a lei permite, sobre o cumprimento das aulas remotas”, diz.

Gracimone destaca que foi um ano difícil, mas, foi possível vencer. “Tivemos que inovar, buscar novos conhecimentos e conseguimos, de certa forma, vencer etapas difíceis, que tivemos ao longo de 2020. Estamos confiantes que vamos ter um 2021 melhor, com toda a força para continuar vencendo essa pandemia e renovar o ano letivo, com força total”, conclui.

Em entrevista ao programa Paracatu em Foco, a secretária municipal de educação, Fátima Ulhôa, falou sobre todo o processo de conclusão do ano letivo.

“Normalmente, estaríamos com o fechamento 22 de dezembro. Mas, com o trabalho remoto, as datas serão diferentes, pois, seguindo a determinação da Secretaria de Estado da Educação, não serão cobrados os dias letivos e sim a carga horária de 800 horas, por meio dos Pet´s (Plano de Ensino Tutorado), além das atividades extracurriculares que os professores elaboraram”.

A educação infantil e a EJA (Educação para Jovens e Adultos) vai encerrar agora em dezembro. Já o Ensino Fundamental encerra 30 de janeiro de 2021.

Novas Matrículas

Educação Infantil

De 07 a 11 de dezembro, os pais das crianças de 0 a 3 anos, deverão fazer as matrículas na unidade escolar, de 08h as 12h. Para as crianças de 4 a 5 anos, de 7 a 15 de dezembro.

Ensino Fundamental

Estão abertas as inscrições do candidato para a escola mais próxima de casa do Ensino Fundamental, para os anos iniciais e anos finais, presencialmente na escola de 08h às 12h ou pelo site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O prazo é até 16 de dezembro.

Confira a entrevista completa no canal do Youtube “Pública Web TV”:

#educação #aulasremotas #anoletivo #2020 #2021 #escola #professor #aluno