17 DEZ 2020
PROINFÂNCIA: Prefeito Olavo Condé inaugura 4 CEMEI´s em Paracatu

Nesta quinta-feira, (17), Paracatu deu um salto na educação infantil, que é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade.

O prefeito Olavo Condé e a secretária de educação Fátima Ulhôa presidiram a solenidade de inauguração de quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI´s), do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O evento foi realizado na sede do Virgínia Teodoro da Silva, no bairro Bom Pastor, onde, de forma simbólica, foram inaugurados também o Cemei Warman Teixeira Reis Santos, do bairro Chapadinha, Terezinha João Cardoso, do Bandeirantes, e Tia Luzia, do JK.

Em Paracatu, das quatro unidades construídas, três são do tipo 1, no padrão do MEC, e uma é do tipo 2, a Warman Teixeira Reis Santos, do bairro Chapadinha. A diferença básica é que o tipo 1 tem capacidade para atender 188 crianças por turno ou 376 em tempo integral, enquanto o tipo 2 atende até 94 crianças por turno ou 188 crianças em tempo integral. Os turnos ou tempo integral serão definidos de acordo com a demanda.

A coordenadora do CEMEI Virgnínia Teodoro da Silva, Cleide Caldeira de Oliveira, relatou a falta de estrutura da antiga creche, que era muito precária. “Mas, mesmo assim o trabalho era realizado com muito amor e respeito. Hoje, temos uma sede maravilhosa que é de dar inveja. Agradecemos o prefeito Olavo Condé e a secretária Fátima, que antes de tudo, nos permitiram sonhar”.

Para a Secretária de Educação, Fátima Ulhoa, na gestão do governo Olavo Condé foi priorizada a Educação Infantil. “Tenho gratidão primeiramente a Deus e depois a Olavo, que está garantindo este atendimento de qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade”.  A secretária de educação, Fátima Ulhôa, emocionada, falou sobre a conquista. Segundo ela, foram muitos desafios para conseguir concluir as sedes. “Graças a Deus, o sonho hoje é realidade. Entregar quatro Centros do Proinfâncias numa estrutura, que nem uma instituição particular oferece, é uma grande vitória”, declara.

Ainda de acordo com a secretária, o espírito de equipe foi o ponto forte para as várias conquistas do setor de educação. “Todos imbuídos no mesmo objetivo, fazendo com que as coisas realmente pudessem acontecer. As nossas crianças merecem uma obra tão bela como essas”.

O prefeito Olavo Condé disse que é uma honra poder entregar obras como esta. Todas modelo, que são funcionais de fato e atendem os parâmetros de qualidade e as metas do Plano Nacional de Educação.  Que vão ficar por muito anos. “É uma marca que vai ficar para muitos anos e torço que realmente o novo governo saiba aproveitar estes espaços, para que as crianças sejam bem cuidadas. Educação começa no berço e esta é a proposta, as crianças desde cedo estarem num ambiente educativo, muito agradável, para que os pais possam trabalhar tranquilos”.

Proinfância

O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Homenagens

Os Cemei´s receberam os nomes de quatro mulheres, que prestaram importantes contribuições para a comunidade paracatuense, especialmente para os moradores dos bairros Paracatuzinho, Bom Pastor, Chapadinha, Bandeirantes, Jk. Os familiares de Dona Virgínia Teodoro da Silva, Warman Teixeira Reis Santos, Terezinha Jordão Cardoso e Tia Luzia estiveram presentes.

SEGOV/ASCOM