Em Paracatu não foi diferente, o setor cultural é um dos mais afetados com a chegada do novo Coronavírus, ocasionando um processo de baixa na venda de artesanatos. Por isso, nessa segunda-feira (21), em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Paracatu lançou o projeto Feito em Paracatu. A ação tem como objetivo digitalizar a venda de artesanatos, aumentar o alcance dos produtos e voltar a movimentar a economia do setor cultural do município.
O novo projeto adentrou ao mundo digital e criou uma plataforma e-commerce para exposição e venda das peças da Casa de Cultura, Casa do Artesão e Projeto Borboleta, beneficiando cerca de 50 artesãos locais. O Sebrae foi responsável por auxiliar na idealização e formatação do projeto. Para que os artesãos possam andar com as próprias pernas, a instituição qualificou um responsável para cada grupo de artesanato, que poderá alimentar o site e as redes sociais, além de gerir as vendas dos produtos.
“A consultoria contribui para uma melhor utilização de ferramentas como Facebook, e-mail marketing, banner virtual, Instagram (@feitoemparacatu) e para que os artesões tenham presença destacada no Google a fim de que a marca seja reconhecida como uma das mais representativas do seu segmento”, explica Patrícia Rezende, analista do Sebrae Minas.
O lançamento do Feito em Paracatu foi realizado online e ainda de acordo com Patrícia, a decisão partiu da oportunidade de lançar o projeto dentro do mundo digital, fortalecendo o novo espaço de venda. A apresentação da loja virtual contou com participação de Eron Greco, Pedro Andrade e Piero Brustin, consultores do Sebrae que explicaram o processo de criação da marca e navegação, funcionalidade e layout do site.
A representante dos artesãos da Casa de Cultura, Graciele Mendes, agradeceu pela oportunidade: “Estou muito feliz. Lembro que com a chegada da pandemia, avisaram que iriamos precisar fechar as lojinhas de artesanato. Hoje, nós temos também uma loja virtual e estamos vivendo essa nova fase, tendo o apoio do Sebrae, Prefeitura e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico”.
Em seu novo momento, os grupos participantes do projeto Feito em Paracatu contam com o site www.feitoemparacatu.com.br, para expor uma grande variedade de artesanato, valorizando o bordado, a pintura, o crochê, tecelagem, esculturas de madeiras e diversas outras manifestações culturais dos artistas paracatuenses.
Veja as novidades do artesanato de Paracatu.
Dê o play! Feito em Paracatu
Ascom/Segov