Nesta segunda-feira (02), Paracatu recebeu a segunda remessa do primeiro lote de doses da vacina contra a Covid-19. Nesta carga, o ministério da Saúde enviou imunizantes para a aplicação da primeira dose em 658 pessoas, seguindo o Plano de Vacinação. As doses para a segunda aplicação estão guardadas na Gerência Regional de Saúde, em Unaí.
Neste primeiro momento da imunização, estão sendo vacinados os idosos acima de 75 anos residentes em asilos e casas de recuperação. Os profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus também estão recebendo o imunizante nesta primeira etapa.
Até 29 de janeiro, haviam sido vacinadas 759 pessoas contra o novo coronavírus. Destas, eram 91 profissionais do Hospital São Lucas e 492 profissionais do Hospital Municipal que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. Também foram imunizados 34 profissionais do Asilo São Vicente de Paula e 35 idosos do Asilo São Vicente de Paula. Além destes, foram vacinados 107 profissionais que estão trabalhando na imunização e que atuam nas Unidades Básicas de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as doses das vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde ao governo estadual. O governo de Minas Gerais recebe os lotes, os distribui para as Gerências Regionais de Saúde (GRS) que os entrega aos municípios.
Em Paracatu, para melhor organizar a fila de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde lançou um site para que a população possa fazer um pré-cadastro. Desenvolvido em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), o site abastecerá uma base de dados para que a administração organize a vacinação na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até que a maior parte da população esteja vacinada, é FUNDAMENTAL que as medidas de prevenção sejam reforçadas: distanciamento social, uso correto de máscaras e higiene permanente das mãos.
Assessoria de Comunicação
Um novo tempo para todos