13 FEV 2021
Nota Oficial - Acusação de "fura-fila" nas vacinas

Acusação de "fura-fila" nas vacinas é leviana e perigosa.

Circula desde ontem na imprensa, em tom incriminatório, a notícia de que estaria ocorrendo uma operação "Fura-Fila" dentro da vacinação em Paracatu.

Acontece que isso surgiu a partir de uma simples notificação do Ministério Público (MP/MG), onde foi pedido explicações sobre a imunização em profissionais odontológicos.

Todavia, trata-se da vacinação de dentistas, em recomendação do CIB-SUS/MG, Nº.3.319 Específica no artigo primeiro, inciso XII os trabalhadores da saúde. E no artigo segundo, inciso I, parágrafo primeiro: exemplifica as classes que fazem parte do grupo de profissionais da saúde, sendo claro os odontólogos.

O ministério da saúde inclui esses profissionais, odontólogos, na primeira fase, conforme informe técnico publicado em 18/01/2021, página 26 (http://cro.mg/informevacinacfo) e ainda deliberação CIB-SUS/MG n. 3314, de 29 de janeiro de 2021 (http:/cro.mg/deliberacaocib3314) de Imunizações e dá outras providências

Na página 22 do Plano Nacional de Vacinação Covid-19, constata-se as seguintes populações como grupos prioritários para vacinação:

• Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas

com deficiência institucionalizadas.

• Povos indígenas vivendo em terras indígenas

• Trabalhadores de saúde

• Pessoas de 75 anos ou mais;

O Plano Municipal de Vacinação foi amplamente divulgado, e debatido junto ao Conselho de Saúde e a Câmara Municipal, e está sendo seguido as diretrizes do Programa Nacional de Imunização e do Governo do Estado, onde primeiramente todos os profissionais da saúde serão imunizados.

> Clique aqui para consultar.

As denúncias são absolutamente vazias. Não há, portanto, nenhuma mínima sombra de razoabilidade ou crédito ao que agora se apura. Infelizmente, a divulgação como está sendo feita só tumultua ainda mais um trabalho sério e dedicado à saúde em um momento tão delicado quanto agora, quando enfrentamos o pico da pandemia.

Prefeitura de Paracatu - Um novo tempo para todos.