08 MAR 2021
Paracatu recebe vacinas para imunizar 850 pessoas contra a Covid-19

Nesta segunda-feira (08), Paracatu recebe remessa de vacina para aplicar a primeira dose em 850 pessoas. Estas doses serão destinadas a idosos acima de 80 anos. A remessa também contém a segunda dose do imunizante para 200 pessoas que já receberam a primeira aplicação.

No quantitativo enviado já estão as doses adicionais disponibilizadas pelo Governo do Estado às cidades do Triângulo Norte e Noroeste, reclassificadas na Onda Roxa do Minas Consciente. Na semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou 17,5 mil doses extras do imunizante para 20 municípios das regiões. Paracatu recebe 500 doses adicionais.

Com as doses, a Secretaria Municipal de Saúde dará continuidade à imunização dos idosos acima de 80 anos. Para ser vacinado é preciso fazer um pré-agendamento junto à Sala de Vacinação, pelo telefone (38) 3679-0477/ 3679-0478. A aplicação da vacina acontece em esquema Drive-Thru, na Clínica da Mulher, na rua Joaquim Murtinho, 605, no bairro Amoreiras.

O município vem seguindo rigorosamente as diretrizes e orientações do plano de vacinação do Ministério da Saúde (MS). O plano prevê, em sua primeira etapa, a aplicação das doses da vacina em grupos prioritários.

A distribuição do imunizante é feita da seguinte forma: o Ministério da Saúde envia as doses para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que, por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS), as entrega aos municípios. As remessas chegam aos municípios carimbadas com o público que deverá receber aquelas doses.

Paracatu, assim como os demais municípios da macrorregião Noroeste, está na Onda Roxa do Minas Consciente. Criada pelo governo do estado, a Onda Roxa estabelece medidas mais restritivas às cidades com o objetivo de conter a disseminação do novo Coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação está no início e que é preciso reforçar as medidas de prevenção contra a Covid-19: distanciamento social, uso correto de máscaras e higienização permanente das mãos.

Um novo tempo para todos