18 AGO 2021
Prefeitura de Paracatu abre canal para consulta pública para elaboração de Plano Plurianual

Uma gestão pública efetiva requer o envolvimento da população na tomada de decisões e metas. Neste sentido, o Plano Plurianual (PPA) constitui importante ferramenta de construção coletiva com vistas a estabelecer diretrizes e objetivos em todas as áreas da administração pública.

Chegou a hora de construir uma nova edição do plano, que terá vigência entre os anos de 2022 e 2025. E, para ajudar o poder público a definir as prioridades e políticas públicas a serem desenvolvidas pelo município nos próximos anos, é fundamental a participação de todos.

Na prática, o PPA é o resultado do planejamento de ações que visam melhoria em bens e serviços para a população. A sua duração é de quatro anos, a começar a partir do segundo ano do mandato do chefe do executivo e a prolongar-se até o primeiro ano do seu sucessor. Isto permite que haja a continuidade do planejamento realizado.

O PPA permite identificar os objetivos e prioridades do governo, bem como os programas e projetos a serem desenvolvidos e os envolvidos na sua gestão, além de organizar as metas da gestão pública, integrar o orçamento e promover transparência.

Ainda que seja elaborado a cada quatro anos, o PPA pode ser avaliado e adaptado anualmente, de acordo com as demandas, os problemas a serem enfrentados e a realidade do município naquele momento.

Vale ressaltar, o Plano Plurianual é, para além de instrumento de planejamento governamental, previsto no artigo 165 da Constituição Federal, uma plataforma para que as demandas de todos que usufruem dos serviços e equipamentos públicos sejam ouvidas.

Ajude a estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública de Paracatu nos próximos quatro anos. Clique aqui e responda o formulário!

Um novo tempo para todos
Prefeitura de Paracatu