30 AGO 2021
Secretaria de Saúde pede que população não tente revacinação contra Covid-19

A Secretaria de Saúde reforça que de acordo com as regras e diretrizes do Ministério da Saúde não é permitido e nem recomendado que o cidadão tente se revacinar, ou seja, mesmo depois de ter tomado as duas doses da vacina queira tomar uma terceira.

De acordo com nota técnica emitida através do Centro de apoio das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde e Criminal o Ministério Público de Minas Gerais irá investigar e responsabilizar criminalmente por estelionato a conduta de “revacinação”. A pena prevista para o crime é de reclusão, de um a cinco anos, acrescida de 1/3 (por ser praticada contra o Poder Público), além de multa.

Em casos como esse de tentativa de revacinação os servidores da Secretaria de saúde são orientados a informar para o cidadão sobre a impossibilidade e caso haja insistência do mesmo a autoridade policial será acionada para que seja registrado um Boletim de Ocorrência e as devidas medidas legais sejam tomadas.

“Reforçamos e pedimos para a população paracatuense que siga o fluxo de vacinação e não tente quebrar as regras colocadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19” Afirmou Vinicius Biulchi, Secretario Municipal de Saúde

Orientações para quem tomou 1° dose da vacina em outro Estado ou Município

Diante das dúvidas recebidas referente a pessoas que tomaram a primeira dose da vacina fora de Paracatu a orientação da Secretaria de saúde é de que esse público procure tomar a segunda dose na mesma região em que tomou a primeira. Porém, se não for possível, será feita uma lista de espera. Para maiores esclarecimentos ligar na Central de Vacinação COVID no telefone (038) 3679-0748.

Gestantes ou puérperas que tomaram primeira dose de Astrazeneca/Fiocruz poderão tomar segunda dose de Pfizer

Segundo orientações enviadas para a Secretaria de Saúde através de nota técnica as mulheres que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz e que no momento de receber a segunda dose estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós parto) irão receber preferencialmente a vacina Pfizer. Caso este imunizante não esteja disponível na localidade, poderá ser utilizada a vacina Coronavac/Sinovac.

A recomendação do Ministério da Saúde aconteceu pois a aplicação da vacina Janssen (dose única) e Astrazeneca/Oxford (duas doses) está contra-indicada em gestantes. Mulheres que não sabiam da gravidez ou engravidaram após a primeira dose também se encaixam nesse grupo. Pedimos que entrem em contato pelo número (038)3679-0478 e deixe o nome pois iremos comunicar quando houver aplicação de segunda dose da Pfizer.

Um novo tempo para todos