15 SET 2021
Paracatu sedia AMM nos Municípios

Na manhã desta terça-feira (14), a sede da Associação Mineira de Municípios (AMM) foi transferida, simbolicamente, para o município de Paracatu, por meio da assinatura do termo pelo presidente da AMM, Julvan Lacerda, e o prefeito de Paracatu, Igor Pereira dos Santos.

A segunda edição do  “AMM nos Municípios” foi realizada no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Paracatu, com a presença de cerca de 300 pessoas. O evento é uma iniciativa da AMM, em parceria com o Sebrae, por meio do programa Desenvolve Minas, com a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e com a prefeitura de Paracatu.

Manhã

Pela manhã, os temas em destaque no encontro foram desenvolvimento econômico, geração de emprego, importância de um verdadeiro pacto federativo e o investimento no turismo regional.

A segunda edição do AMM nos Municípios, que foi promovida em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e a Prefeitura de Paracatu, seguiu, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onda verde em que se encontra a região.

Para o prefeito de Paracatu, Igor Santos, é um prazer enorme para o município sediar este evento tão importante para a nossa região noroeste, que tem feito um movimento de renovação de liderança política, com o apoio da AMM e da AMNOR. “Prefeitos, secretários e vereadores tiveram acesso a ricas discussões sobre o desenvolvimento das cidades. O evento reforça o trabalho da AMM, de representação dos municípios, e do Sebrae, com o desenvolvimento empresarial local. Estamos aqui para discutir pautas importantes, principalmente para este momento de pandemia”.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, destaca a importância do evento e das ações desenvolvidas em parceria com o Sebrae para capacitar gestores e servidores públicos com foco no desenvolvimento regional. E destacou, ainda, ser imprescindível haver mais verba para a gestão dos municípios como essencial a esse desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.

“Precisamos fazer o verdadeiro pacto federativo. Para isso acontecer, precisamos ser uníssonos. É preciso muitas pessoas falando nisso. Conto com as prefeitas e prefeitos, deputados, senadores, todos os outros órgãos parceiros para transformarmos isso, devagar, com muito trabalho. Então, contem com a AMM, contem com o Sebrae, para conseguirmos a vitória”, salientou Julvan Lacerda.

Segundo o prefeito de Natalândia e presidente da AMNOR, Geraldo Magela Gomes (Gê), o evento reforça a missão da associação em trabalhar pela capacitação e aprimoramento dos gestores e servidores públicos dos municípios da região.

A solenidade contou, também, com a assinatura do Decreto de Liberdade Econômica, com os prefeitos de Arinos, Marcílio Alisson Fonseca de Almeida, de Cabeceira Grande, Eldson Amorim Duarte; e de Riachinho, Neizon Rezende da Silva.

No encerramento do evento, teve a palestra magna “A marca de uma cidade como atrativo para investimentos e valorização do turismo”, com o executivo de marca e fundador da 1ª agência especializada em place branding do Brasil, Caio Esteves.

Tarde

Na parte da tarde, foi realizada a apresentação do “Cooperativismo como Alternativa para o Desenvolvimento Regional, com o Luciano Ribeiro da Silva, superintendente Comercial do BANCOOB.

Em seguida, foi realizado o Painel “Agronegócio, Sustentabilidade e infraestrutura, mediado pelo gerente do Sebrae Minas, Marcos Geraldo. Os painelistas foram a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (IRRIGANOR), Rowena Petroll, que falou sobre GOVERNANÇA NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, Geraldo Magela Gomes (Gê), Presidente da AMNOR e Prefeito de Natalândia, que palestrou sobre o ASSOCIATIVISMO MUNICIPAL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, o gestor da Assoc. de Beneficiários da Rodovia LMG-680, José Eduardo Trevisan, que trouxe o tema INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO, Adriano Carvalho. O diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), palestrou sobre COMO ATRAIR E MANTER INVESTIMENTOS, e Rodrigo Carrijo, diretor da R10 encerrou o painel com o tema ESTUDOS ESTRATÉGICOS DA REGIÃO NOROESTE.

Desenvolve Minas Gerais

A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae, debate o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já promoveu dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. E, também, o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webinários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Além disso, cursos e mentorias de qualificação estão sendo oferecidos, desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o Estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

A primeira edição do “AMM nos Municípios” em 2021 foi realizada em Boa Esperança, na macrorregião Sul do Estado, quando mais de 100 municípios compareceram ao evento, que contou com importantes palestras e painéis sobre turismo.

Um novo tempo para todos