15 SET 2021
Paracatu promoverá ações na Semana Nacional de Trânsito

A segurança no trânsito é um tema sensível e mobiliza vários atores do poder público e sociedade civil. Atenta a esta questão, a Prefeitura de Paracatu, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, realiza uma série de atividades de capacitação e acesso à informação sobre as responsabilidades no trânsito. A ação é voltada para servidores e prestadores de serviços do município e toda população.

A iniciativa local vai ao encontro da campanha da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, e que tem por objetivo conscientizar e sensibilizar a todos, motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, sobre os cuidados no trânsito. Neste ano, a ação traz o tema - "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas".

Os acidentes no trânsito, de acordo com dados estatísticos, é uma das principais causas de mortes no mundo. E é por isso que a Semana Nacional do Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997. Desde então, vem promovendo campanhas educativas no país.

O propósito da Semana Nacional de Trânsito é estimular uma discussão que contemple questões relacionadas a? infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

Veja a seguir as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Paracatu na Semana Nacional do Trânsito.

Programação - Semana do Trânsito (18 a 25 de setembro)

Dia 18 de setembro (sábado)

Blitz educativa

Descrição: ação de conscientização da população quanto aos cuidados no trânsito, mudanças na legislação e dúvidas em geral sanadas por representantes do DETRAN de Paracatu.

Local: Feira Municipal

Público: Sociedade

Parceria: Polícia Civil e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

Dia 20 de setembro (segunda-feira)

Café da manhã na garagem

Descrição: ação direcionada para os funcionários da garagem da prefeitura a partir de uma mini palestra sobre cuidados e zelo com veículos públicos, direção defensiva e boas práticas ao volante.

Local: Garagem Prefeitura

Público: Servidores atuantes na garagem

Horário: 7h

Palestrante: Coordenadora de gestão de licitação/contratos, Tatiana André Cunha.

Abertura oficial da semana do trânsito

Descrição: Solenidade de Abertura (Prefeito, Vice, Secretários, Autoridades do Trânsito)

Local: Auditório do Centro Administrativo

Evento público

Horário: 8h

Parceria: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais

Dia 21 de setembro (terça-feira)

Nivelamento de informações com motoristas IN_01/2021

Descrição: Reunião com os motoristas e gestores das secretarias para nivelamento de informações sobre a Instrução Normativa 01 de 2021

Local: Auditório Centro Administrativo

Público: Servidores Públicos Municipais

Horário: 9h

Parceria: Controladoria Geral do Município

Dia 22 de setembro (quarta-feira)

Carreata

Descrição: Carreata de mobilização de conscientização dos paracatuenses em parceria com Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.

Local: Saída Centro Administrativo

Público: Sociedade

Horário: 9h

Parceria: Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal

Dia 24 de setembro (sexta-feira)

Reciclagem para motoristas

Descrição: ação direcionada para os motoristas da prefeitura no centro administrativo com palestra sobre direção defensiva, mudanças na legislação e boas práticas ao volante.

Público: Servidores atuantes no centro administrativo

Local: Auditório Centro Administrativo

Horário: 8h30

Palestrante: Membros representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Conselho Municipal de Trânsito, Danilo Fernandes e Edvar Gouveia.

Um novo tempo para todos

Prefeitura de Paracatu