21 SET 2021
Com queda na taxa de ocupação, Hospital Municipal reduz quantidade de leitos para tratamento de COVID-19

Devido à queda do número de internações por Covid-19 na Rede Hospitalar, houve uma redução da quantidade de leitos da enfermaria de isolamento respiratório, disponíveis para atender casos da doença no Hospital Municipal de Paracatu.

Com a redução, não haverá mais os leitos de cuidados intermediários e o Hospital passará a ter disponível para internação o total de 11 leitos. O objetivo é reorganizar a marcação de cirurgias eletivas e dar andamento aos procedimentos, que foram suspensos durante a pandemia.

Os 10 leitos de UTI Covid estão mantidos e no Pronto Socorro não haverá mudanças, permanecendo os quatro leitos de box de emergência e as seis cadeiras para medicação. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é de 20% e a de leitos da enfermaria é de 27%.

O número de novos casos de infecção pelo novo Coronavírus vem diminuindo a cada semana. De acordo com o levantamento epidemiológico, foram registrados na semana entre 22 e 28 de agosto 156 casos confirmados; na semana seguinte, entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro, o número caiu para 99 registros confirmados. Entre os dias 5 e 11 de setembro, o número de casos confirmados baixou para 70.

Vacinação

A Secretaria de Saúde reforça que a queda do índice de ocupação hospitalar em Paracatu é reflexo do avanço da vacinação, que tem eficácia comprovada na diminuição de casos graves e morte, pela doença. No total, foram aplicadas 94.391 doses em Paracatu, desse total 63.177 tomaram a primeira dose e 31.214 receberam a imunização completa.

“Pedimos para a população que continue tomando as medidas necessárias de higiene e distanciamento social contra a Covid-19. É importante, também, que as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina retornem para tomar a segunda, para que o ciclo de imunização fique completo. Juntos conseguiremos continuar avançando para vencermos a pandemia” Afirmou Vinicius Biulchi, Secretário Municipal de Saúde.

Um novo tempo para todos